17/04/2020

Programa Thomas Bilíngue for Schools

Prezados,

Antes de mais nada, agradecemos o interesse em nossa filosofia e metodologia. O sucesso da nossa missão de proporcionar experiências únicas de aprendizagem, e auxiliar o desenvolvimento de indivíduos bilíngues depende da nossa parceira e cumplicidade.

A proposta do programa Thomas Bilíngue for Schools se apoia na Abordagem Comunicativa, que tem como princípio o foco no sentido, ou seja, no significado, na interação entre os falantes, sua intenção e funções língüísticas. Dentro dessa abordagem, usamos a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning). Essa metodologia explora conteúdos acadêmicos - ciências sociais, ciências naturais, matemática, artes, etc – e faz o uso da língua (no nosso caso, o inglês) como ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, desenvolvendo no aluno habilidades linguísticas como o falar, o ouvir, o escrever e o ler.

A proposta de avaliação alinhada com essa metodologia é uma avaliação formativa, na qual os alunos são avaliados diariamente através das atividades orais, projetos, atividades do livro e de portfólio. Ao fim de um período determinado pela escola (bimestre ou trimestre) os alunos fazem uso de um outro instrumento de avaliação que pode ter um caráter quantitativo ou de diagnóstico (dependendo do sistema e da filosofia de cada escola).

Além disso, disponibilizamos um relatório de desempenho, que deve ser preenchido pelo professor, levando em consideração não somente osinstrumentos formais de avaliação, mas todo o desenvolvimento do aluno durante o bimestre ou trimestre. Instruímos as escolas a enviar os relatórios e todos os instrumentos utilizados para a avaliação para os pais através dos portfólios. No entanto, para que mantenhamos a proposta avaliativa alinhada com o programa e com o que planejamos para as aulas, é essencial que as avaliações e relatórios disponibilizados no site não sofram alterações. Assim, podemos manter a coerência entre o sistema de avaliação a metodologia de ensino-aprendizagem.

Hoje há provas científicas irrefutáveis de que o cérebro bilíngue passa por melhorias no chamado “sistema executivo”, fundamental para praticamente tudo que fazemos - da leitura à matemática e até dirigir carros. As vantagens do bilinguismo podem até alcançar nossas habilidades sociais – há evidências que indivíduos bilíngues são mais capazes de se imaginar no lugar dos outros, pois têm mais facilidade de bloquear informações que já conhecem e se concentrar no ponto de vista alheio. Por isso, damos tanta importância, atenção e carinho a tudo que desenvolvemos no Thomas Bilíngue for Schools.

Mais uma vez, aproveitamos para agradecer o interesse expressado pela escola e pelos pais em nossa missão conjunta de auxiliar o desenvolvimento de indivíduos bilíngues em um mundo sem fronteiras.

Atenciosamente,

Lueli Loivos Ceruti