23/05/2014

MAPOTECA

Quando consideramos o acesso cada vez maior às informações, podemos perceber a importância que os mapas têm nos dias de hoje. Os mapas representam e sintetizam informações históricas, políticas, econômicas, físicas e biológicas de diferentes lugares do mundo. No presente, conhecer o funcionamento, as diferentes funções dos mapas e saber utilizá-los, ajuda a resolver problemas cotidianos de planejamentos e projetos.

O mapa hoje é algo essencial, pensando nisso, a educadora Josiane Freitas Lima, responsável pela disciplina de Geografia do Ensino Fundamental - II do Colégio La Salle – Núcleo Bandeirante, privilegiou em seu planejamento a produção e a leitura de mapas, com uma exposição intitulada “MAPOTECA”, justificando o papel que a Cartografia tem no mundo contemporâneo, possibilitando ao aluno utilizar os mapas como fonte de pesquisa, que sintetizam informações a respeito de lugares e regiões de diferentes partes do Brasil e do mundo.

A produção dos mapas foi planejada a partir de atividades bastante simples, como exploração visual e ilustração com preenchimento do território utilizando-se vários objetos como: serragem, grãos, botões, areia colorida, mosaico, lantejoula, miçangas, etc. Os alunos vivenciaram situações de exploração dos recursos visuais cartográficos e compreensão das legendas para uma real interpretação do mapa.

Assim, aprender a perceber o caráter espacial dos fenômenos estudados e comparar esses espaços, por meio da sobreposição das informações contidas nos mapas, são coisas que a própria Geografia, enquanto ciência, busca fazer e que os alunos também podem realizar.