10/08/2020

Bibliotecas

Direito à saúde

Direito à saúde

Direito à saúde:

A Convenção sobre os Direitos da Criança da UNICEF estabelece que todas as crianças têm direito a desfrutar, no nível mais alto possível, de saúde e acesso a serviços médicos e de recuperação, com ênfase especial nos relacionados à atenção primária de saúde, aos cuidados preventivos e à diminuição da mortalidade infantil. É obrigação do Estado tomar as medidas necessárias, orientadas à abolição das práticas tradicionais prejudiciais à saúde das crianças.

2. Reflexão sobre o direito

Este direito pode ser visto a partir de diferentes ângulos. De um lado está a atenção aos mais desprotegidos. Mas por outro lado é urgente abordar o tema em áreas onde, apesar de contarem com os recursos, foram adotados hábitos que prejudicam as pessoas e o local onde vivem.

Desta forma, deve ser enfatizado como um objetivo fundamental que todas as pessoas tenham acesso aos meios necessários para conservar a saúde, tanto informativos como de infraestrutura. Na América Latina são muitas as comunidades afastadas dos serviços básicos, e em muitas áreas urbanas os Centros de Saúde resultam insuficientes para as necessidades existentes.

Atualmente existe um chamado claro pelo cuidado do Planeta, e a falta de políticas para conservar os ecossistemas e os recursos naturais são alarmantes. Tudo isto prejudica diretamente a saúde das pessoas de todas as idades. E pelo que se pode prever, caso não se façam as mudanças necessárias, haverá danos que serão irreversíveis a curto prazo.

Não menos importante é a falta de bons hábitos no cuidado da saúde. As gerações que hoje estudam em nossas obras educativas usam muitas práticas autodestrutivas que provocam diferentes problemas derivados da má alimentação, da falta de exercício físico, de transtornos do sono e outros.

3. Ações concretas para defender o direito

As escolas têm a oportunidade para promover campanhas que criem consciência nas crianças a respeito do cuidado do seu corpo e a prevenção das enfermidades mencionadas. Cada nível educativo pode adotar as medidas julgadas necessárias para sua idade.

O cuidado da saúde se dá com ações muito simples, tais como a correta escovação dos dentes, uma vez que a criança compreende a importância dessas ações que podem repetir-se para outras áreas. Isto somente vai acontecer se trabalhar de forma conjunta com pais de família, motivo pelo qual se devem buscar espaços de diálogo que permitam chegar a acordos neste sentido.

Por outro lado, as obras educativas lassalistas costumam realizar atividades de missões e de voluntariado, o que lhes permite chegar às comunidades mais longínquas. Este fato pode ser aproveitado para levar a necessária informação e propor estratégias que tenham o impacto adequado.

< voltar