17/10/2019

Campanha Construindo o Futuro

Em celebração ao 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ao 60º aniversário da Declaração dos Direitos da Criança, ao 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança e ao 300º aniversário da Páscoa de São João Batista de La Salle, a Região Lassalista Latino-Americana (RELAL), em colaboração com o Escritório Católico Internacional da Criança (BICE), lançou a campanha La Salle Construindo o Futuro. A proposta foca nos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e está alinhada também com a Agenda 2030, que é um plano de ação mundial da ONU que busca fortalecer a paz universal.

A Campanha foi dividia em nove temas, sendo que cada um deles abordará um direito da criança e do adolescente bem como serão trabalhados em meses consecutivos. Na abertura da ação, trabalhar-se-á o direito à expressão: “Todas as crianças têm direito a poder expressar-se e a dar sua opinião sem que sejam maltratadas por isso. As crianças podem ser partícipes das decisões nas quais estejam envolvidas” (Convenção dos Direitos da Criança, art. 12 e 13).

Todas as crianças e adolescentes têm direito a expressar-se e a escolher a forma de fazê-lo, podendo usar a fala, a escrita, o canto, a dança , a prática esportiva , entre outros. Qualquer forma de expressão é uma comunicação! Porém, algumas ações e palavras dos adultos ou até mesmo a falta de paciência em entendê-los coíbem a liberdade de expressão deles, fazendo com que a criança e/ou o adolescente se retraiam ou tenham medo de colocar em prática esse direito.

Uma criança nem sempre poderá decidir, mas sempre poderá ser escutada e ter sua opinião levada em consideração dentro de questões relacionadas a ela. . Isso é respeitá-la e mostrar-lhe nosso respeito, explicando-lhe o motivo de algumas escolhas. É importante lembrar que as crianças, quando expressam seus pensamentos, também desenvolvem o pensar, o falar, estimulando o senso crítico e aprendendo a demonstrar emoções.

No Colégio La Salle Núcleo Bandeirante, já se iniciou esse processo de ouvir e de se observar as expressões de nossos estudantes. Em casa, os pais também podem ter essa mesma prática. Então, vamos juntos?