06/02/2024

CARNAVAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Prezados pais e responsáveis,

Tema que será abordado na próxima semana: Carnaval - Diversidade Cultural em cada Estado Brasileiro.

§ 09/02/2024 – Comemoração no ambiente escolar. Neste dia, os estudantes (creche II ao 5º ano) poderão vir com fantasias diversas ou adereços.

Feriados, efemérides e datas comemorativas de fevereiro são oportunidades para que os estudantes tenham boas experiências de aprendizagens, proporcionadas pelos docentes no ambiente escolar, utilizando não apenas festividades como o Carnaval, mas também outros dias e fatos históricos com intencionalidade pedagógica.

Afinal, mais do que abordar o tema pelo tema, é essencial construirmos percursos de aprendizagens aos estudantes, relacionados às datas. Segundo a formadora de professores AlessandraNovak detalha que é importante “mapear dias comemorativos que nos apoiem no sentido de trazer temas significativos e agregá-los ao nosso planejamento como subsídio para que os estudantes desenvolvam habilidades”.

Assim, é importante evidenciarmos que o Carnaval tem um lugar muito importante no calendário, que há quem diga que, no Brasil, o ano só começa de verdade depois da folia. Não é para tanto, mas se trata realmente de uma manifestação fundamental na identidade cultural brasileira. Por isso, vários de seus elementos podem ser levados à sala de aula, como nas aulas de Musicalização até a de Língua Portuguesa.

Sendo assim, na próxima semana, os professores irão abordar assuntos relacionados ao Carnaval, bem como rítimos, diversidade cultural, despertando o senso critivo, criativo e imaginativo dos estudantes, por meio de dinâmicas, músicas, jogos, confecções, entre outros. Interdisicplinando com os conteúdos mediados em sala de aula, como por exemplo entender que o primeiro bloco de carnaval foi criado por José de Alencar, que Portinari pintou diversas telas sobre a festa, que Manuel Bandeira tem uma coletânea intitulada Carnaval, talvez sendo uma novidade para os nossos alunos.

Viva Jesus em nossos corações. Para sempre! Agradeço a parceria.

Fraternalmente,

Stefani Karoline – Coordenadora Pedagógica – Educação Infantil e Ensino Fundamental I