10/04/2015

Lá vem o Beleléu com as letras do alfabeto!

O ursinho Beleléu iniciou esta semana a visita aos lares dos estudantes do Pré 2. Antes do sorteio para ver quem levaria o personagem para casa, na tarde de ontem, a história foi contada pela professora Miria de Oliveira na Bibilioteca Infantil. Em sala de aula, o projeto está alinhado com o estudo das letras do alfabeto. Os estudantes já conheceram a letra A através de uma pescaria diferente. Cada criança retirou de uma caixa surpresa objetos que começavam com a letra e mostrou aos colegas.

Conheça o projeto

Você já deve ter ouvido falar que quando algo some em casa as pessoas dizem: foi para o Beleléu. No Pré 2 o Beleléu transformou-se em um urso de pelúcia que gosta muito de ler e de organizar bem as suas coisas para não perder nada. Quando ele dorme, sonha com um jardim encantado em que as letras do alfabeto são crianças que aparecem uma a uma dando nomes às coisas.

É assim, com muita imaginação e alegria, que os estudantes da professora Miria começam sua aventura pelo mundo das letras. Parece mesmo um sonho para as crianças. A cada dois dias um aluno leva o Beleléu para dormir em sua casa e tem a tarefa de desenhar objetos que começam com uma das letras do alfabeto, além de deixar o quarto em ordem para que o ursinho não leve os objetos junto quando for embora. Depois ele pode relatar para os colegas a experiência que teve com o amigo na família, além de mostrar seu desenho.“O objetivo é apresentar o alfabeto de uma forma lúdica, mas também ensinar os estudantes a organizarem-se para não perder seus pertences, que é muito comum nesta idade”, explica a professora Miria de Oliveira. Quando o Beleléu retorna à escola, a turma já fica agitada para saber quem será o próximo a levá-lo para casa. A escolha é feita por sorteio no final da aula, após as crianças serem apresentadas a uma nova letra.