03/08/2020

7º ano faz pão caseiro para aprender sobre fungos

Durante uma aula de Ciências no 7º ano, a professora Marisa Both questionou os alunos sobre o que sabiam sobre fungos. Eles relataram que era algo "estragado, podre e de cheiro ruim".

Para mudar essa ideia, a professora os desafiou a produzir um pão caseiro com um fungo chamado Saccharomyces cerevisiae, utilizado também na produção da cerveja e no álcool combustível.

Os alunos foram para as cozinhas de suas casas e fizeram receitas variadas. Saiu até pães coloridos! E todos ficaram deliciosos.

"Acredito que a partir de agora, cada vez que ouvirem a expressão “fungo”, vão lembrar do saboroso pão caseiro produzido durante a pandemia.

Os fungos são seres importantes como decompositores, na indústria alimentícia e de bebidas, e também na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, por exemplo", explica a professora.

Assista a experiência dos alunos na cozinha AQUI!