25/07/2019

Experiência em Biologia colore pétalas de flores

Um experimento muito simples, mas que chama a atenção por sua beleza. A atividade foi desenvolvida pelos alunos da 2ª série do EnsinoMédio.

Eles adicionaram cor a flores brancas através de um processo que permite visualizar a condução da água, absorvida pelas raízes, sendo distribuída por todo o corpo da planta, chegando até as folhas e flores.

"Nem todas as plantas possuem sistema condutor, mas as que possuem desenvolveram ao longo da evolução tecidos especializados na condução de água (xilema) e seiva (floema). O xilema funciona como uma rede de canais que transportam água e sais minerais para todas as partes da planta", explica a professora Mariane Karas.

O experimento ajudou os estudantes a compreender melhor esse sistema. No final do processo, as pétalas de margaridas e rosas brancas ficaram com nuances azuis, graças a corantes colados na água em que ficaram mergulhadas por alguns dias.

Dois fenômenos físicos estão associados à condução da água nas plantas vascularizadas: a capilaridade e a força de sucção gerada pela transpiração.

A capilaridade é resultado das forças de coesão entre as moléculas de água e da força de adesão entre as moléculas de água e a parede do tubo. Devido à ação dessas forças, líquidos sobem naturalmente por alguns centrímetros de tubos finos.

Mas a capilaridade sozinha não é capaz de levar a água até as folhas das árvores mais altas. Daí a importância da força de sucção gerada pela transpiração das plantas, que ocorre principalmente na superfície das folhas.