29/05/2019

Projeto estimula cuidados com o corpo na Creche 2

Descobrir-se como pessoas únicas no mundo e saber que o corpo deve ser bem cuidado são aprendizados fundamentais na primeira infância.

Através do projeto Quem sou eu? os estudantes da Creche 2 puderam entender como hábitos saudáveis podem garantir uma vida mais feliz e produtiva.

O projeto começou com a confecção de matrizes de papel, em tamanho real, de cada criança, mas compostas com roupas e acessórios utilizados no cotidiano de cada um.

Os cabelos mereceram atenção especial para ficar o mais parecido possível com os originais. Por fim, os rostos foram feitos com fotos ampliadas dos estudantes.

O painel das matrizes, colocado no corredor da escola, impressionou especialmente os alunos, que puderam identificar-se como seres únicos, com características próprias facilmente reconhecidas.

As etapas seguintes do aprendizado tiveram foco na alimentação e higiene. Para que compreendessem a importância do que comem para a saúde do corpo, a tradicional pirâmide alimentar foi substituída por um semáforo, que mostrou à turma quais tipos de alimentos estão liberados na dieta diária, quais devem ser consumidos com moderação e aqueles que não podem passar de uma provinha.

Na aula sobre a higiene, os estudantes entenderam como fazer a limpeza eficiente dos dentes usando esponja e tinta para "escovar" cada dente. Também teve salão de beleza, momento de saber que cabelos e unhas precisam de um tratamento diferenciado.

Hora do banho, outro momento especial de interação! Em uma banheira de bebê, as crianças aprenderam a lavar bem o corpo manipulando uma boneca. Da cabeça aos pés, cada um experimentou também a sensação de cuidado que se deve ter com o outro e a não esquecer de acessórios essenciais, como o sabonete e a toalha.