27/05/2019

Formandos lassalistas por dentro da UFFS

Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio participaram no dia 23 da 3ª edição do Vem pra UFFS - Campus Cerro Largo.

Eles explorararam a estrutura do Campus, como os laboratórios de Química, Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Agronomia, Ciências Biológicas, de topografia e geotecnologia, os blocos de salas de aula, a área experimental, galpão de máquinas agrícolas, o restaurante universitário e a estação meteorológica.

Também visitaram o laboratório de Microbiologia, onde está sendo realizada a pesquisa com bactérias com potencial antioxidante, antidiabética e com bactérias que degradam o diesel e o biodiesel.

Além disso, conheceram os projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão desenvolvidos na Instituição e tiraram dúvidas sobre o acesso à UFFS, o sistema de auxílios e bolsas, o que se estuda em cada curso, etc.

"Puderam ver realmente o que se faz na universidade, valeu muito a pena", destaca a professora de Biologia, Mariane Karas, que acompanhou a turma.

Ambientes visitados pelos estudantes:

- Laboratório de Anatomia e Fisiologia Animal e Humana – envolveu os visitantes com a exposição de diversos modelos anatômicas, onde os alunos observaram desde o efeito do abuso de diferentes drogas até noções básicas de higiene como escovação dentária.

- Laboratório de Microscopia e Luparia II – preparado com diferentes amostras vegetais (exposição de plantas secas, observação de tecidos e de estruturas morfológicas externas de plantas) para observação microscópica e macroscópica.

- Laboratório de Práticas Integradas de Campo – Os alunos de graduação e do mestrado realizaram breves exposições das atividades que estão sendo realizadas com vertebrados no laboratório, onde também foram expostos diferentes organismos deste grupo.

- Laboratório de Microscopia e Luparia I – preparado com diferentes amostras de invertebrados para observação microscópica e macroscópica. Também foi realizada uma breve exposição das atividades que estão sendo realizadas com invertebrados no laboratório de zoologia, bem como uma exposição de amostras de invertebrados da coleção.

- Laboratório de Física dos Solos - coleção de rochas e minerais do laboratório, amostras de diferentes tipos de solos do estado do Rio Grande do Sul, organismos que fazem parte da fauna do solo, funcionamento de um minhocário. Também houve uma breve apresentação sobre a importância da preservação dos solos.

- Laboratório de Fisiologia Vegetal - análises que são realizadas na pós-colheita de frutas, como o teste de iodo-amido, determinação de sólidos solúveis, acidez titulável, determinação da cor com colorímetro e também extração de pigmentos.

- Laboratório de Agroecologia - demonstração do processo de fabricação de biofertilizantes, além da apresentação de fotos do pomar localizado na área experimental e apresentação de trabalhos realizados pelos alunos da graduação.