11/12/2018

Educação Financeira no 1º ano: aprendendo a poupar

Aprender a economizar é um saber importante para quem quer ser um cidadão capaz de gerenciar a própria vida. Por isso, no 1º ano, os alunos foram estimulados a não só conhecer o valor do dinheiro, mas também a reservar o troco do lanche no bar para usufruir no final do ano em um passeio especial.

O projeto começou em sala de aula com os alunos descobrindo o valor das notas e moedas. Eles recortaram dinheiro em papel anexado ao material didático e brincaram com as trocas fictícias. Depois, a professora ajudou na confecção de um cofrinho. A cada semana, as sobras do lanche comprado no bar eram guardadas.

Na penúltima semana de aulas, a turma contou quanto economizou e todos partiram para uma tarde na sorveteria. Eles tiveram a prova de que economizar não é difícil e que compensa no final.