13/09/2018

Novo "jogo" ameaça jovens nas redes sociais

Novo

O Colégio La Medianeira, atento aos assuntos que afetam o ambiente escolar e circulam entre os jovens, ALERTA para o recente fenômeno da internet chamado de "a boneca Momo", que surgiu a partir da escultura de uma criatura magra, de olhos arregalados, que se assemelha a uma “mulher-pássaro” e faz referência a uma lenda japonesa.

O fenômeno em questão, que tem como público principal os jovens em idade escolar entre 9 e 12 anos, circula nas redes sociais e nos aplicativos de celular (Whatsapp), com desafios que incluem tarefas como a automutilação, a ingestão de medicamentos e o suicídio.

Além disso, há notícias de que as crianças e adolescentes são estimuladas a telefonarem para a “Momo” e, nessas conversas, são induzidas a repassarem seus contatos e informações pessoais para indivíduos que agem de má-fé através de perfis falsos na internet.

Com o acompanhamento contínuo do Serviço de Orientação Educacional, o Colégio está preparado para identificar comportamentos e os movimentos atípicos entre os alunos. De qualquer modo, é necessário que a família esteja cada vez mais próxima de seus filhos, aberta ao diálogo e atenta a essa armadilha virtual que ameaça os jovens aproveitando-se de sua inocência.

Orientamos, também, que as famílias observem possíveis mudanças bruscas de rotina e comportamento em seus filhos e entrem em contato com a escola se houver suspeitas. Estamos sempre prontos para um atendimento individualizado.

Saiba mais sobre o Fenômeno Momo

Saiba mais sobre Comportamento Suicida