24/08/2018

5º ano mostrou cultura das etnias que formaram o RS

Entender a formação do povo gaúcho só é possível através do estudo das diversas etnias que compuseram o Estado. O 5º ano pesquisou e trouxe para a escola as principais contribuições culturais das etnias italiana, alemã, açoriana, judaica, africana e polonesa.

Cada grupo apresentou aos colegas uma apresentação de eslides com imagens e informações sobre a imigração desses povos para o RS e aspectos de seus costumes que estão presentes na cultura gaúcha até hoje, como a dança, o vocabulário, o vestuário, a arquitetura e a culinária.

A aula teve um desfecho delicioso com uma degustação de comidas típicas. Pratos como a pizza (italiana), o bolo de milho (alemão), a queijadinha (doce português), o bolo de mel com nozes (iguaria judaica), o arroz colorido (africano) e o pierogi (pastel polonês) puderam ser provados pelos alunos.

Acesse os trabalhos!