29/06/2018

Tabela periódica vira jogo de tabuleiro na 1ª série

O estudo da tabela periódica na 1ª série do Ensino Médio envolveu a pesquisa dos elementos químicos no cotidiano e um jogo desafiador que testou o conhecimento dos estudantes.

A pesquisa resultou na construção de uma tabela periódica em grandes dimensões. Cada aluno pesquisou as características de três elementos químicos e suas aplicações/usos no nosso planeta. Em uma folha de ofício os alunos representaram essas aplicações em forma de desenho.

A partir desse aprendizado, a turma foi desafiada para um jogo. A tabela periódica virou um tabuleiro, e os alunos jogaram em duplas, buscando responder às perguntas sobre famílias, períodos, origem, radioatividade e valência de diferentes elementos.

"Os dois momentos buscaram a aproximação entre os conceitos químicos e a vida do estudante, fazendo com que ele pesquisasse e observasse utilidades e tecnologias desenvolvidas pelo ser humano com os elementos da tabela periódica", explica o professor de Química,Lucas Schnorrenberger.