05/06/2018

Ensino Fundamental I

Circuito de jogos auxilia alfabetização no 1º ano

Esta semana os estudantes do 1º ano transformaram a biblioteca em um ambiente lúdico para aprender através de jogos de alfabetização. Em grupos, eles divertiram-se formando palavras, reconhecendo as letras maiúsculas e cursivas, números e rimas.

O circuito com sete jogos animou as crianças para o desafio da leitura. Um dos jogos foi feito com o gargalo e as tampinhas das garrafinhas pet. O aluno deveria reconhecer no tabuleiro de gargalos onde encontrava-se a letra cursiva colada nas tampinhas e rosqueá-las no lugar certo.

Com o brinquedo spinner, a professora improvisou uma roleta para identificar os números sorteados e unir sílabas que formavam palavras. Sílabas acopladas em dois rolinhos de papel giratórios também ajudaram na formação de diversas palavras para a leitura.

Para encontrar palavras com terminação sonora igual, os alunos desafiaram-se no jogo Rimas, do projeto Trilhas, voltado à formação docente em alfabetização e disponível online para educadores de todo o Brasil. O objetivo do jogo é encontrar as cartelas com palavras que rimam com a que está no tabuleiro.

Segundo a professora Ana Cristina Fritzen, os jogos na alfabetização auxiliam no processo ensino-aprendizagem de modo informal e formal, tanto no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como na imaginação, na interpretação e na criatividade. "Trabalhando com jogos, os alunos vão desenvolvendo as suas habilidades e conhecendo suas capacidades cada vez mais, fortalecendo a autoconfiança", destaca.

Através dos jogos e de atividades lúdicas a criança também aprende a se socializar com as demais, formar seus próprios conceitos, selecionar suas ideias, lidar com as emoções, adquirir percepções e estabelecer relações lógicas.