23/05/2018

Alunos criam memes para explicar doenças em Biologia

A proposta de criar memes - em grego, imitação* - foi desenvolvida pelos alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, abordando as doenças causadas por protozoários no estudo do Reino Protoctista, que envolve os seres unicelulares.

O objetivo da professora Mariane Karas foi utilizar uma linguagem popular entre os jovens da geração online para abordar um conteúdo sério de forma mais descontraída e criativa.

Os memes contemplaram aspectos relevantes sobre as doenças, como os sintomas, o contágio, a prevenção e a transmissão e/ou tratamento. Os trabalhos foram socializados em uma roda de conversa.

Usando o humor, os alunos chamaram a atenção para as doenças (algumas desconhecidas) causadas por protozoários, com destaque para a prevenção através das ações de higiene e saneamento básico.

Foram estudadas a Malária, a Toxoplasmose, a Leishmaniose, a Doença do Sono, a Balantidiose, a Giardíase, a Amebíase, a Tricomoníase e a Doença de Chagas.

Os memes serão expostos em murais na escola.

*O que são memes?

O termo é bastante conhecido e utilizado no mundo da internet, referindo-se ao fenômeno de "viralização" de uma informação, ou seja,qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

Alguns exemplos de memes muito populares são as rage faces "Forever Alone" e "Troll Face", cujas imagens representam, respectivamente, o indivíduo que será sempre solitário e o indivíduo que gosta de trollar os outros. É muito comum também o uso de imagens de pessoas famosas em memes, atribuindo-lhe frases de outro contexto para obter o efeito humorístico.