10/04/2018

Sílabas e bons alimentos na Cesta da Dona Maricota

Nesta semana, os alunos do 1º ano iniciaram o aprendizado das famílias silábicas com o projeto A Cesta da Dona Maricota, que é um livro cuja história é contada em versos pelos alimentos, que explicam as vantagens nutritivas de se comer frutas, legumes e verduras.

O atrativo para a leitura é outro objetivo do projeto, que quer associar o prazer da alimentação saudável com o desenrolar da história em forma de poesia. As sílabas são sorteadas entre os estudantes para a apresentação de um trabalho.

Em casa, o aluno vai confeccionar uma fruta, legume, verdura, ou um alimento saudável de sucata relacionado com a família silábica que recebeu. Mais tarde, na sala de aula, cada aluno apresenta sua criação aos colegas, mas em segredo. Um colega de olhos vendados irá descobrir qual o alimento que se encontra dentro do baú.

Nesse dia o aluno será o professor e dará uma explicação sobre o alimento pesquisado, ajudando a professora a dar aula sobre a sílaba sorteada. No final da apresentação, o aluno usa a sílaba recebida para fazer adivinhas com a turma, que são selecionadas com a ajuda da família e colocadas dentro de uma caixa-surpresa.

Neste projeto, ao longo do ano, acontecerá algumas atividades especiais:

• Contação da história;
  • Culinária;
  • Realização de dramatizações com fantoches de frutas, legumes e verduras.
  • Realização de jogos e brincadeiras, como a da Batata quente, Jogo da Memória, da Forca, etc;
  • Confecção da cesta da Dona Maricota;
  • Atividades em aula envolvendo o projeto;

"Conhecendo os alimentos, comendo-os, manuseando-os, observando sua textura e cor, pesquisando, escrevendo e desenhando sobre eles a aprendizagem torna-se muito mais consistente", justifica a professora Ana Cristina Wust Fritzen.

Ela explica que a aprendizagem é significativa quando os alunos conseguem estabelecer relações entre os conteúdos escolares e os conhecimentos que já possuem, num processo de construção e articulações de novos significados.