05/04/2018

5º ano recicla e observa decomposição de resíduos

A turma do 5º ano estudou os tipos de resíduos fabricados pelo homem e fez diversas experiências de reaproveitamento de materiais não-perecíveis.

Um dos grupos de alunos depositaram em uma caixa fechada diversos tipos de lixo, tanto orgânicos como recicláveis, como restos de comida, papéis, plásticos e metal. "A tarefa para a turma é observar os processos de decomposição desses materiais ao longo de alguns dias e registrar em quais deles houve alterações, como de cor e de odor, e em quais não ocorreram mudanças, como em clipes e tampinhas de garrafa plásticas", comenta a professora Angelita Hister.

O objetivo é que os alunos percebam que os tipos e tempos de decomposição de qualquer resíduo são muito diferentes e que alguns sofrem a ação de micro-organismos rapidamente e outros ficam depositados na natureza por anos.

Após o experimento, os alunos também refletiram sobre a intervenção do homem na quantidade de lixo que não se decompõe facilmente e o que pode ser feito. Uma das conclusões foi de que precisamos reduzir o consumo desses produtos e reciclar o que for possível.

Alguns estudantes chegaram a fazer papel reciclado em casa e trouxeram para a sala de aula, ensinando a receita aos outros colegas. Os demais grupos criaram jogos para brincar, que foram atração na hora do recreio, como o jogo da velha com tampinhas de garrafa, o dos mergulhadores ( com bonequinhos de rolha e um tabuleiro de caixa de ovos), boliche de garrafas pet, pebolim e labirinto de caixa de papelão.