14/03/2018

Alunos conscientizam para doenças causadas por vírus

Em Biologia, os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio estudaram os vírus e as doenças causadas por eles, apresentando as pesquisas aos colegas e confeccionando materiais de conscientização que foram espalhados pela escola.

Na 3ª série, os alunos estudaram os vírus, que são seres acelulares, muito simples e pequenos. Para melhor compreender a morfologia destes seres microscópios, desenvolveram representações de alguns tipos virais com materiais recicláveis.

Na apresentação dos trabalhos, os alunos falaram sobre a morfologia e a estruturas desses vírus, formação por DNA ou RNA, as doenças as quais estão relacionados e se atacam bactérias ou plantas, sendo alguns benéficos.

As doenças provocadas por esses pequenos organismos foram aprofundadas pelos alunos da 2ª série, que produziram cartazes, folders e vídeos com entrevistas, esclarecendo causas, sintomas, consequências, a prevenção e o tratamento delas.

"Os trabalhos tiveram características de uma campanha educativa. A linguagem deveria ser clara e objetiva, causando um impacto para que as pessoas adquirissem consciência e soubessem prevenir-se. Afinal, nem todas as doenças possuem tratamento especifico, mas todas podem ser prevenidas", explica a professora Mariane Karas.

Foram 18 as doenças incorporadas à campanha: AIDS, Dengue, Sarampo, Catapora, Caxumba, Herpes, HPV, Hepatites, Raiva, Poliomielite, Rubéola, Gripe, Pneumonia Viral, Gripe Suína, Hantavirose, Meningite Viral, Varíola e Febre Amarela.