27/10/2017

1ª série aprende a extrair DNA humano e de frutas

Na 1 ª série do Ensino Médio, o estudo do DNA, molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo, incluiu o aprendizado prático na Laboratório de Ciências.

Em grupos, os alunos realizaram dois experimentos: a extração do DNA de frutas e do DNA humano, através das células da boca. As frutas usadas foram o morango e a banana, que primeiramente foram esmagados dentro de um saco plástico. À mistura foi adicionada água, sal de cozinha e detergente. Depois, tudo foi peneirado e metade do líquido colocado em um tubo de ensaio com álcool. Depois de três minutos o DNA começou a precipitar, tornando-se visível.

A extração do DNA humano foi mais simples. Um bochecho de água com sal recolheu células da boca e à solução, num copo, foi acrescentada uma gota de detergente. Depois, bastou misturar em outro copo 200 ml de álcool e três gotas de corante para colocar sobre a mistura do bochecho.

Após terem estudado a estrutura do DNA e sua importância para a identificação do código genético dos seres vivos, os estudantes puderam entender melhor a forma como pode ser extraída e analisada essa molécula.