25/10/2017

Ensino Fundamental I

Avaliação de Conhecimentos incluirá o 3º ano

Nesta quinta-feira, dia 26, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental farão uma Avaliação de Conhecimentos para verificar os níveis de alfabetização e letramento alcançado pela turma.  A prova é semelhante às avaliações realizadas anualmente pela Rede La Salle no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.

A nova avaliação, que está sendo feita a partir deste ano, cumpre o decreto nº 6.094, de 24/04/2007, que assegura a todas as crianças estarem alfabetizadas até os oito anos de idade, e a portaria nº 867, de 04/07/2012, que instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O objetivo da prova, além de avaliar o nível de alfabetização em que encontram-se os alunos, é qualificar o ensino dado a essa faixa etária, prevenindo através de seus resultados diagnósticos tardios das dificuldades de aprendizagem. Os dados permitirão traçar metas pedagógicas mais adequadas, revisar planejamentos,  desenvolver ações imediatas para correções de possíveis distorções no aprendizado e planejar cursos de formação continuada a professores.