29/09/2017

Ditado Florido estimula a alfabetização no 1º ano

A chegada da primavera inspirou um ditado todo florido no 1º ano. Diante de um jardim alfabético, cada aluno retirou uma flor em cujo núcleo havia uma letra circundada com pétalas nas quais estavam estampadas figuras de animais ou objetos que começavam com essa letra.

A tarefa da turma foi observar os desenhos e escrever a palavra contida em cada pétala corretamente. A atividade motivou os alunos à interpretação e à leitura para descobrir novas palavras.

Segundo a professora Ana Cristina Fritzen, os objetivos do ditado, além de fixar conhecimentos, foi avaliar o nível de alfabetização do grupo, verificando a ortografia, a memorização e a atenção. "Foi muito legal e atrativo, as crianças estavam atentas e curiosas em saber o que tinha em cada flor. Essa atividade ajuda a detectar as facilidades e as dificuldades de aprendizagem de cada criança", explica.