15/08/2017

XV Gincalle arrecadou 185Kg de resíduos sólidos

A  XV Gincalle encerrou neste final de semana com as tarefas finais do evento em frente à escola e no Ginásio La Salle. As equipes Verde, Roxa e Laranja foram as vencedoras desta edição, que teve por tema "Somos Iguais na Diferença".

A gincana iniciou em abril com a apresentação das equipes e seguiu com as confecções das faixas/estandartes. Em junho houve coreografias de ritmos musicais no almoço comemorativo à fundação da escola na EXPOCEL. As crianças da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental participaram da 2ª etapa da Gincallinha em julho, mês em que realizou-se ainda a Prova Noturna.

A Prova Noturna levou todos ao espaço, lembrando os 50 anos da série de aventuras de Star Treck - Jornada nas Estrelas. As equipes construíram naves espaciais de material reciclável que foram apresentadas em frente à escola. As tripulações eram acompanhadas por um pai ou responsável maior de idade. Cada nave deveria ser capaz de comportar dez pessoas.

A aventura principal era cumprir o circuito em vários pontos da cidade decifrando enigmas. Enquanto parte das tripulações se empenhava neste trajeto, os integrantes que ficaram em suas naves precisaram resolver problemas matemáticos, entre outros desafios.

A etapa final iniciou-se na sexta-feira, dias 11 de agosto, Dia do Estudante, e encerrou ao meio-dia de sábado, 12, com o anúncio da pontuação das equipes.  Durante os dois dias, provas de conhecimento, agilidade, precisão e equilíbrio testaram as habilidades dos estudantes e garantiram simultaneamente ao evento competição e integração.

Gincana arrecadou 185 Kg de resíduos sólidos para reciclagem

Uma das tarefas da XV Gincalle colaborou com a natureza. Em parceria com a UFFS, a XV Gincalle ajudou na arrecadação de resíduos sólidos, como materiais de escrever (lápis, canetas e canetinhas) e de higiene, como esponjas usadas, escovas, tubos e embalagens de pasta de dente. A equipe que reunisse maior quantidade de materiais ganhava mais pontos.

No total, cerca de 185kg de resíduos, coletados em três etapas da competição, foram entregues à universidade, que os enviará a uma recicladora em São Paulo. A idealizadora do projeto, Maria Luísa Neubauer, estudante de Engenharia Ambiental, esteve na final da Gincalle para agradecer a participação de todos e explicar que pontos de coleta serão mantidos na cidade para arrecadações permanentes desse tipo de resíduo. "Os recursos da venda do material será destinado a projeto social da Casa da Amizade, do Rotary Clube", explicou.