23/06/2017

Recreios Juninos cultivam tradição de São João

Nesta semana os estudantes da Educação Infantil até o Ensino Médio lembraram as tradições juninas realizando recreios festivos, com comida típica e música.

À tarde os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais também se divertiram com danças da quadrilha, todos vestidos à moda caipira. Trabalhos em sala de aula reavivaram o sentido da festa, que é uma das tradições mais disseminadas por todo o Brasil.

Saiba mais

Trazida ao Brasil pela Corte portuguesa, a Festa de São João, que na Península Ibérica tinha e ainda tem um caráter mais devocional, sofreu um processo de aclimatação. Ganhou elementos simbólicos, que lhe deram um ar dramatúrgico. A quadrilha é um exemplo. “Derivada da dança da nobreza cortesã francesa – há referências disso na quadrilha, como as expressões anarriê, anavantu -, ela não existe nas festas de São João em outros lugares do mundo”, afirma Edson Farias, sociólogo da Universidade de Brasília (UnB). O mesmo acontece com o casamento caipira, que reforça a ideia de regionalidade. “Marcadamente, há uma cena tradicional nordestina: o pai é uma espécie de coronel, o noivo é um caipira, roceiro, sertanejo, mas também é um malandro; a noiva representa a virgem, e o pároco remete à figura do Padim Ciço”, explica Farias. Os folguedos, segundo ele, servem para integrar a população, que, em vez de ocupar uma posição passiva, de espectadora, participa, fazendo a festa. (Fonte: Portal Terra)