20/06/2017

Mercadinho ensina a prática das relações comerciais

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o sistema monetário brasileiro, bem como incentivar o cálculo e o uso de valores para resolver situações envolvendo quantias em dinheiro, os alunos dos 2º ano participaram de uma aula de Matemática diferenciada, na qual a sala de aula se transformou em um minimercado.

Para isso, foram utilizadas embalagens vazias, trazidas pelos alunos, e montadas pequenas bancas, como em uma feira livre. As cédulas de dinheiro foram destacadas do material didático complementar da disciplina e equivaleram às de verdade.

Para aprender a dinâmica do comércio e exercitar as operações matemáticas, os alunos alternaram-se nos papéis de vendedores, caixas e clientes.  Como vendedores, valia oferecer a melhor promoção e fazer a propaganda. Como caixas, saber receber o dinheiro e calcular o troco e, como consumidores, eles foram estimulados a pesquisar os preços, pedir desconto e escolher a melhor oferta, fazendo uma compra consciente.