18/11/2016

Ensino Fundamental II

Conhecendo o tratamento do lixo, da água e do esgoto

O tema Lixo Urbano e Rural, Água e Saneamento, trabalhado na sala de aula do 6º ano nas disciplinas de Geografia e Ciências, culminou com um roteiro de viagem que proporcionou aos alunos um conhecimento para além dos livros.

As professoras Sara Scher e Marisa Both levaram os estudantes para ver de perto como é a captação da água de rios, o processo de tratamento do esgoto e a reciclagem do lixo que produzimos todos os dias.

O ponto de partida dessa experiência prática foi na unidade da Corsan de Cerro Largo, onde a química responsável pela verificação da qualidade da água que sai nas torneiras do município explicou aos jovens como é captada a água nos lençóis d'água subterrâneos e nos poços artesianos e o tratamento realizado para que torne-se potável.

A segunda etapa do roteiro de estudos foi em Santo Ângelo, que possui uma ETA (Estação de Tratamento de Água) e uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

Sob a orientação do técnico Gelson Faccin, a turma verificou como é feita a captação da água do rio Ijuí e seu tratamento através dos processos de coagulação, floculação e decantação, além da colocação de cloro e flúor antes da água ser distribuída à população. Na ETE, os alunos observaram como o esgoto é tratado antes de ser devolvido às águas do arroio Itaquarinchim.

O estudo sobre o destino do lixo levou os alunos até o município de Giruá. Eles visitaram uma empresa que recolhe e reaproveita embalagens de agrotóxicos, evitando que contaminem águas e solos.

A turma também conheceu a obra do aterro sanitário de lá feito por uma empresa que trata e dá destino final aos resíduos sólidos urbanos de várias cidades da região, inclusive os do município de Cerro Largo.

Na etapa final de aprendizado, os alunos foram ainda a uma cooperativa de catadores, e viram como é feito o trabalho de separação e compactação do lixo reciclável que será reaproveitado pelas indústrias.

"Foi um roteiro completo, muito produtivo, pois puderam observar e conhecer de perto tudo o que aprenderam em sala de aula", avalia a professora Sara.