02/09/2016

Pastoral

Estudantes distribuem gentilezas na comunidade

O símbolo da gentileza que percorre os lares lassalistas está inspirando os jovens a praticarem gestos de solidariedade. A caminhada de São João Batista de La Salle e a máxima Gentileza Gera Gentileza, do profeta do Rio de Janeiro, iniciou na semana passada com passos largos.

A estudante Natthana Kiwel, da 3ª série do Ensino Médio, foi até a APAE e entregou à entidade uma cesta básica de alimentos, espalhando a alegria entre os que lá convivem. Os irmãos Anna Laura e Vinícius Wontroba, do 7º ano e 3ª série do Ensino Médio, também fizeram de sua gentileza um exemplo a ser seguido. Eles doaram livros infantis à biblioteca da Escola Municipal Ir. Ambrósio, estimulando a leitura entre as crianças. A cada dois dias, um novo aluno lassalista é convidado a praticar um gesto de gentileza em casa ou na comunidade.

O projeto Gentileza no La Salle Medianeira atinge estudantes de todos os níveis de ensino. O assunto é tratado também em sala de aula com dinâmicas, trabalhos artísticos e e reflexões. Junto com os colegas e familiares, o aluno é levado a pensar sobre o que pode fazer diferença no convívio social. Frases e desenhos têm se espalhado pela escola, como os das alunas Poliana Wihelm de Souza e Vitória Minosso Krewer, do 1º ano do Ensino Fundamental.

"Se gentileza fosse uma pessoa sua alma se chamaria solidariedade", lembra Vitoria, que ilustrou sua frase com um desenho de uma menina entregando um coração a um cadeirante. Já Poliana afirma que um gesto de gentileza pode ser simplesmente dar um bom dia ao outro. "Uma palavra gentil pode mudar completamente o dia de alguém", afirma. Ela escreveu ainda que o benefício para quem pratica o bem é sempre maior do que quem o recebe. "Quando somos bons para os outros, somos melhores para nós".