19/10/2017

Projeto BarraVento 3

Projeto BarraVento 3 Visita a Vinícola Miolo

Entre os dias 08 e 14 de outubro, os estudantes do 9º Ano do Colégio La Salle Lucas do Rio Verde estiveram no Rio Grande do Sul, onde realizaram diversas atividades proporcionadas pelo Projeto BarraVento.
O nome do projeto faz alusão a mudança de direções e tem o objetivo de proporcionar uma visão mais abrangente da Rede La Salle, despertando o sentimento de pertencimento e identidade nos estudantes. Após a longa viagem, os estudantes se instalaram no City Hotel, no centro histórico de Porto Alegre-RS, e tiveram um dia tranquilo de organização dos trabalhos. Jantaram no Shopping Iguatemi e preparam o espírito para uma semana cheia de descobertas e aprendizagens.

Na terça-feira (10), os estudantes do 9º Ano, acompanhados pela professora Paula Muniz e pelo responsável do Marketing da Instituição, Gustavo Kurz, visitaram a Serra Gaúcha. Passando por Garibaldi e Bento Gonçalves, o grupo realizou uma visita guiada com degustação de sucos de uva na Vinícola Miolo, conheceram o processo de fabricação de uma erva-mate artesanal da Família Ferrari, visitaram uma casa de cucas, conheceram o processo de migração italiana para aquela região assistindo a Epopeia Italiana e, como não foi possível fazer o passeio histórico na Maria Fumaça, devido a uma problema na caldeira do trem (o que não tirou o brilho da viagem), os estudantes puderam visitar mais uma vinícula: a Cooperativa Vinícola Garibaldi.

Após o passeio turístico pela serra gaúcha, o grupo conheceu as obras lassalistas da capital gaúcha, na quarta-feira. A experiência foi muito enriquecedora e gratificante. Foram visitados os Colégios La Salle, Santo Antônio e São João, onde os estudantes puderam confraternizar com estudantes dos colégios lassalistas. No La Salle Santo Antônio, os estudantes tiveram uma aula de Educação Física com a Turma 193. Já no La Salle São João, os estudantes tiveram uma momento especial com a Pastoral da instituição, realizando diversas dinâmicas. O momento mais marcante do dia foi a visita a sede da Província La Salle Brasil-Chile. Em especial, à Comunidade La Salle Nossa Senhora da Estrela. Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer melhor a contribuição de cada um dos Irmãos que lá repousam na construção de diversas unidades educativas e sua participação histórica no desenvolvimento da Rede La Salle no Brasil. Entre sorrisos e lágrimas, os estudantes puderam vivenciar um pouco de todo o trabalho que é feito em prol da educação deles. A quarta-feira (11) terminou com um jantar no Restaurante Galpão Criolo, onde os estudantes se divertiram com as apresentações culturais gaúchas, bem como participando da apresentação de boleadeiras.

Já na manhã de quinta-feira (12), o grupo fez um passeio turístico passando pelos principais monumentos de Porto Alegre. Passaram pela Usina do Gasômetro, Prefeitura Municipal, Estádio Beira-Rio, e Arena do Grêmio. Na parte da tarde, o grupo conheceu o Hotel Magestic. Foi nele que o escritor gaúcho Mário Quintana morou por muitos anos e onde escreveu a maior parte de suas obras. Por mais de 01 (uma) hora, os estudantes apreciaram sua obra e história, bem como a de outros artistas que estavam expondo no Hotel. Os estudantes também visitaram o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS. Já na fila para entrar no museu, dava para ver a empolgação nos olhos dos estudantes, ansiosos. Eles visitaram todos os espaços possíveis do museu, de dinossauros a física motora, conseguindo compreender na prática muitos conhecimentos trabalhados na teoria em sala de aula.

Sexta-feira (13), foi dia de viajar para Gramado e Canela. Lá, os estudantes ficaram admirados com o Lago Negro de Gramado, construído por colonos e que conta com diversas espécies de plantas nativas da Alemanha. Os estudantes se encantaram com o trabalho de um mestre cristaleiro que, em menos de 10 (dez) minutos, moldou uma linda peça de cristal para os visitantes da fábrica. Outro local que chamou a atenção dos estudantes foi o "Mundo a Vapor", uma exposição que mostra a importância das ferrovias e dos avanços siderúrgicos para o desenvolvimento econômico mundial, retratando diversas processos de industrialização (tijolos, telhas, ferrovias, moinhos e outros). Os estudantes também realizaram um passeio de teleférico na Serra Gaúcha, visitaram o Museo de Cera, com diversos ícones mundiais retratados, conheceram o Bar da Harley-Davidson, conheceram a exposição de Super Carros, onde puderam se divertir em simuladores de carros de corrida, e, é claro, visitaram a casa de Chocolates Lugano.

Por fim, no sábado (14), chegou a hora de partir! Após almoçarem no Mercadão de Porto Alegre, os estudantes se prepararam para voltar a Lucas do Rio Verde para compartilhar com seus familiares todas as experiências vividas nestes dias. Agora, os estudantes preparam uma exposição de tudo o que conheceram e aprenderam neste intercâmbio cultural e escolar para seus colegas no ELLAL.

O Colégio La Salle agradece aos familiares pela confiança no trabalho da Instituição e parabeniza aos estudantes participantes do Projeto BarraVento pela organização e comportamento e companheirismo durante as atividades do Intercâmbio.

ÁLBUNS DE FOTOS

BarraVento: DIA 01