29/01/2016

60 anos de presença Lassalista em São Carlos

O vereador Marquinho Amaral (PSDB) propôs que a Câmara Municipal promova uma sessão solene no dia 19 de agosto em comemoração aos 60 anos de presença da comunidade religiosa dos Irmãos Lassalistas em São Carlos. O requerimento à presidência da Câmara foi aprovado na sessão plenária desta terça-feira, dia 26. Os Irmaos Lassalistas dirigem o Colégio Diocesano La Salle desde inícios de 1957.

Marquinho ressalta que a chegada dos Irmãos Lassalistas “inaugurou um novo tempo na história do Colégio, fundado em 1923 pela Mitra Diocesana em área adquirida da antiga propriedade do Major José Inácio de Camargo Penteado”.  No requerimento, ele assinala que no bispado de Dom Ruy Serra, se buscou para dirigir o Colégio uma congregação religiosa com o carisma voltado à educação, e os Irmãos das Escolas Cristãs, que dirigiam o Ginásio Paraisense em São Sebastião do Paraíso (MG), aceitaram transferir-se para São Carlos no ano de 1956.

Em 11 de março de 1957, iniciou-se o 1º ano letivo do Colégio, que passou a ser denominado Centro Educacional Diocesano La Salle, e se construiu o novo prédio situado na Avenida José Pereira Lopes.

Com a criação da nova Província La Salle Brasil-Chile, em janeiro de 2012, o estabelecimento passou a chamar-se “Colégio Diocesano La Salle São Carlos". Em janeiro de 2015, o Ir. Moysés Romero Borges Oliveira assumiu a direção do Colégio, com aproximadamente 1.100 alunos, dando continuidade às reformas de manutenção e adequação do prédio, bem como aos investimentos no setor pedagógico.