26/03/2015

PROJETO LEITURAS

Dando continuidade ao “Projeto Leituras”, a Biblioteca Irmão Domingos Zanferari, propõe para o ano de 2015, continuar incentivando nossos alunos da Educação Infantil ao 5º ano Ensino Fundamental para que sejam sensíveis ao ato de ler e se sintam desafiados a realizar diferentes leituras do mundo e de si mesmo. Que se tornem leitores assíduos e apaixonados pelos livros, desenvolvendo-se continuamente com os múltiplos benefícios que deles provêm.

Durante cada mês do ano letivo, será realizada uma atividade diferente sendo:

- na 1ª semana: apresentação de um livro e a “contação” de sua história de forma lúdica (com bonecos, fantoches, figuras, música, etc...)

- na 2ª semana: interpretação do texto do livro, abordando-o de forma aprofundada e reflexiva e a realização de uma atividade direcionada à disciplina de Redação;

- na 3ª semana: retirada de livros da biblioteca (escolha livre dos alunos); os alunos de 4º e 5º ano levarão também uma ficha de leitura para casa, que deverá ser preenchida e entregue na semana seguinte, juntamente com o livro;

- na 4ª semana: uma atividade diferenciada a cada mês, fechando o trabalho interpretativo do livro apresentado na 1ª semana. Exemplo: construção de um brinquedo com sucata, confecção de uma poesia, sessão de cinema, etc...

Este trabalho propõe desenvolver os alunos de maneira interdisciplinar, trabalhando múltiplas inteligências, várias habilidades e competências, além de proporcionar alegria e prazer na participação das atividades realizadas.