13/03/2023

Colégio Diocesano La Salle completa 100 anos

No dia 7 de março de 2023, comemorou-se o centenário do Colégio Diocesano La Salle São Carlos. Sua história iniciou, segundo registros, em uma mansão situada dentro de uma chácara, adquirida pela Mitra Diocesana da cidade após a morte do proprietário, o Major José Inácio de Camargo Penteado.

Dois anos depois da fundação, foi construída outra ala para receber mais estudantes. Com isso, a até então Escola Primária transformou-se em Ginásio e Internato. Em 1953, iniciou o Curso Colegial e o Internato foi fechado. No entanto, a situação financeira da escola estava instável e a estrutura física precária.

Com poucos alunos, o Bispo Dom Ruy Serra buscou uma congregação religiosa com o carisma voltado à educação e os Irmãos das Escolas Cristãs aceitaram o convite. Então, a Mitra Diocesana fez a doação do prédio e do terreno aos Irmãos Lassalistas que assumiram as atividades pedagógicas em 1957. Neste ano, o nome passou de Colégio Diocesano para Centro Educacional Diocesano La Salle.

No ano de 1964, foi criado o curso de Técnico em Contabilidade, o primeiro curso para moças e rapazes, pois até então, no Colégio, estudavam somente homens. Ao longo do tempo, foram implantados também vários outros cursos profissionalizantes no Colégio, como Secretariado, Magistério, Informática, Química, Gestão Ambiental etc. Esse fato possibilitou a formação e melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas.

No decorrer dos anos, passaram pelo Colégio vários diretores, Irmãos e leigos, que souberam dar continuidade à obra iniciada pelos primeiros irmãos mantendo, assim, a qualidade no atendimento aos alunos e às famílias, além do zelo formação dos colaboradores do Colégio.

Atualmente com mais de mil alunos, a escola oferece os seguintes níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Também promove atividades artísticas, esportivas, culturais e solidárias, além de projetos que promovem o desenvolvimento integral e a formação humana.

Para o Diretor do Colégio Diocesano La Salle São Carlos, Álvaro Luiz Wermann, o centenário representa a tradição de excelência de uma educação que toca corações e transforma vidas. “O desafio atual é pensar o que queremos para a escola nos tempos de hoje, fundamentando a educação de crianças e adolescentes em espaços de socialização, ensinando-os a conviver e a construir uma sociedade nova por meio das relações fraternas e da humanização dos saberes”, ressalta Wermann.

Atividades celebrativas

Para comemorar o centenário, uma série de atividades estão previstas ao longo do ano. Em março, houve uma Missa, no dia 7, e uma Solenidade na Câmara Municipal de São Carlos, no dia 8. Ambas atividades foram abertas à comunidade. Os eventos contaram com a presença de educadores do Colégio e da Sede Administrativa da Rede La Salle, com destaque para a presença do Presidente da instituição, Irmão Olavo Dalvit.