05/02/2014

Adaptação escolar na primeira infância

Por Renata Rocha

Orientadora Educacional da Educação Infantil

A criança de pouca idade que inicia o pro­cesso de escolarização, em muitos casos, diante do primeiro contato com o ambien­te escolar, passa por um momento conflituoso juntamente com seus familiares. A Orientadora Educacional, Renata Rocha, explica que esse conflito acontece por a escola ser o primeiro gru­po social, externo a família, que a criança passa a frequentar, no qual deixa de ter atenção exclu­siva e passa a ter que conquistar seu espaço. “E o CEPLASB de Botucatu-SP possui um espaço físico no qual a atenção e cuidado dos educadores são direcionados a todo o grupo de alunos, além de um ambiente adequado que es­timula as crianças quanto ao cumprimento da ro­tina e regras pré-estabelecidas pela instituição”.

Alguns fatores, como a insegurança dos pais, a falta de diálogo com a criança em relação a esse novo ambiente, as interrupções no processo de adaptação com as faltas, dentre outros, influenciam a criança no processo de aceitação e no interesse de frequentar e fazer parte de um novo grupo social, nesse caso, a escola. Segundo Renata Rocha, durante o período de adaptação, essas crianças apresentam o somatório de sua relação com seus familiares e a maturidade alcançada com suas primárias experiências de vida. “Portanto, nesse novo ambiente a participação dos educadores tem que ser atraente para as crianças, para que se sintam acolhidas e seguras para ficar na escola.”

Contudo, antes de dar início ao ano letivo, Renata Rocha ressalta que é preciso realizar uma reunião com os responsáveis pelos estudantes para explicar a rotina escolar, os comportamen­tos naturalmente apresentados pelas crianças nessa faixa etária, conforme a fase do desen­volvimento infantil, o trabalho da equipe durante todo o processo de adaptação, esclarecer pos­síveis dúvidas e para que a família conheça as educadoras que acompanharão os pequenos.

Nas primeiras semanas de aula é preciso que o período de adaptação aconteça com muitas brincadeiras, passeios pela escola, atividades diversificadas, além de ter em sala de aula edu­cadores para que não falte “colo” e “atenção” para as crianças. Na medida em que estas vão parando de chorar, mostrando-se mais seguras e a rotina visivelmente mais bem estabelecida, deve-se diminuir gradativamente a quantidade de educadores em sala para que o vínculo com a professora regente e auxiliar seja fortalecido.

Diante do trabalho prestado por toda a equi­pe escolar do Colégio La Salle Águas Claras du­rante esse período e a parceria família/escola, cada criança ao seu tempo, vai se encantando e se envolvendo pelo novo espaço, demonstrando cada vez mais segurança e o interesse em per­manecer na escola.

A adaptação escolar é um período de con­solidação da relação família/escola em prol do bem-estar das crianças ao novo ambiente social.

Fonte: Manual da Mamãe - Gestante e Bebê