22/11/2013

História africana na turma 11E

Na Semana da Consciência Negra, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental,  turma 11E,  realizaram uma viagem repleta de imaginação e criatividade através da história do continente africano. O cenário foi construído pela professora Adriana Nunes, durante as aulas sobre temas como a savana, o  deserto do Saara, as máscaras, os contos, os alimentos típicos, os amuletos, os instrumentos musicais, o vestuário, além de informações sobre o Egito e suas maravilhas. A atividade envolveu os alunos e seus familiares na pesquisa e na construção de maquetes, além da  exposição de máscaras, amuletos e acessórios como colares, pulseiras, vestimentas, e imagens de animais, esfinges, sarcófagos, pirâmides, faraós.  Os pequenos também estudaram obras literárias e assistiram à vídeos.

CURIOSIDADE – Os estudantes conheceram a história das “Abayomis”  - bonecas feitas com tiras de pano das roupas das mães escravas que presenteavam seus filhos na tentativa de acalantar a dor sofrida dentro dos porões dos navios e nas senzalas. Como forma de homenagem ao povo africano, a turma construiu “navios negreiros” feito de dobraduras e as bonecas Abayomis. Para finalizar a semana repleta de novos conhecimentos, os alunos provaram o gostinho da culinária africana numa sobremesa feita a base de frutas chamada “SaladyVoankaso”. Todas as vivências e aprendizagem da turma 11E foram registradas em um álbum.