01/11/2013

Estudantes dos 2º anos emocionam plateia

A noite da quinta-feira, (31/10), foi especial para os alunos dos 2º anos do Ensino Fundamental. Os estudantes lotaram o salão de atos com a apresentação “A Turma da Mônica em busca de um mundo melhor”. O show teatral foi o resultado de um ano de estudos, vivências, conversas e trabalhos sobre a reciclagem e o meio ambiente. O projeto envolveu as turmas 12A , 12B, 12C, 12D e 12E no exercício de um mundo melhor, mais humano e sustentável.

“A Turma da Mônica em busca de um mundo melhor” emocionou familiares e amigos dos pequenos, unindo fantasia e realidade com a história dos quadrinhos da turma da Mônica e o filme Lorax. Durante o espetáculo, os alunos abordaram temas importantes como poluição, lixo, vegetação, desmatamento, natureza, animais, consumismo e a importância das pequenas atitudes para o cuidado com o meio ambiente. Como recordação e incentivo a hábitos que podem mudar o meio em que vivemos, as crianças levaram uma sacola retornável para casa.

MEIO AMBIENTE - Este é o segundo ano que o projeto está sendo executado, momento onde a iniciativa recebeu o Prêmio Nacional da  Fundação La Salle, na categoria Meio Ambiente. As atividades referentes ao projeto em 2013 se iniciaram  no mês de março através da releitura dos personagens das histórias em quadrinhos brasileiras da Turma da Mônica. Com o auxílio das famílias, as professoras arrecadaram sucata, como caixas de diversos tipos (leite, suco, ovo, sapato), potes, entre outros materiais, para a confecção dos personagens das histórias trabalhadas e também da decoração do salão de atos.

Os personagens por eles confeccionados são os mascotes do projeto e participam da vida de cada aluno, que levam ele para suas casas e fazem o registro de como cada família se compromete com a preservação do meio ambiente. No desenvolvimento do projeto, os estudantes participaram de palestras, oficinas de reciclagem de papéis; visitaram o galpão de reciclagem e conheceram a rotina dos catadores de lixo, culminando com  a apresentação teatral. Para o espetáculo, as famílias confeccionaram a fantasia dos alunos com materiais reciclados e todo o cenário foi construindo com esses materiais. No mês de dezembro, os alunos dos segundos anos irão visitar salas de aulas de outros anos para relatar sobre a importância da iniciativa, alertando sobre os cuidados com o meio ambiente.