09/08/2018

Café e literatura

Café e literatura Durante o evento, os alunos apresentaram seus trabalhos a uma equipe avaliadora

O Café Com Letras teve mais uma edição realizada nesta terça-feira, 7, no Salão de Festas do Colégio. Este projeto da disciplina de Literatura Brasileira envolve alunos da 1ª série do Ensino Médio e promove a aproximação dos estudantes com a literatura. Também incentiva o hábito da leitura, a criatividade, a troca de ideias e a integração dos estudantes.

O projeto propõe uma forma diferente de enxergar a arte literária. As estudantes Maria Lúcia, Júlia, Mitali, Natalie, Laura e Yasmim, da turma 21B, descobriram isso lendo “A voz do Alemão”, de Sabrina Abreu e Rene Silva. O livro que traz relatos de personagens reais do maior complexo de favelas do Brasil (Complexo do Alemão, RJ) fez com que elas prestassem atenção ao fato de que na favela não existe apenas os aspectos negativos, bastante divulgados pelos veículos de comunicação. “Tem muita coisa positiva. Mudamos nossa visão”, destaca Maria Lúcia.

A professora de Língua Portuguesa, Jaqueline de Quadros Barbosa, que coordena a atividade, explica que aos alunos é solicitado que organizem uma mesa com itens que identifiquem o livro, demonstrando que conhecem a obra. A escolha de cada item utilizado para ornamentar a mesa dos trabalhos tem a questão da sustentabilidade levada em consideração, tanto na escolha dos objetos quanto nas comidas oferecidas par acompanhar o café e chocolate quente, conforme explica a professora de Química, Betina Kappel Pereira, que orientou os alunos sobre o cuidado ambiental.

Os 26 trabalhos deste ano foram apresentados a uma equipe avaliadora e prestigiados pelas outras turmas do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental.