24/01/2024

Bibliotecas

Formatura do Pré II

Formatura do Pré II

“Essa escola mudou a vida do Pedro, sou muito grata a todo mundo, a tudo que fizeram, ele entrou uma criança e está saindo outra. É isso: ciclos se iniciam, se encerram e que dê tudo certo, mas eu não queria que ele fosse embora”. Frases como a da Bruna Martins foram comuns na Formatura do Pré II da Escola La Salle. Mais 47 alunos se formaram no “encontro final” ansiado pelos pequenos, que agora serão do 1° ano. Confira abaixo mais momentos e comentários, que reforçam a saudade já existente, mas também a certeza de um bom trabalho realizado com cada aluno e família.

Uma nova fase escolar é repleta de desafios e novidades, tanto para os alunos quanto para os pais. Com o 1° ano a caminho, os colaboradores da Escola prepararam uma despedida para ficar na memória, repleta de significados, ao começar pela oração na entrada: ao som do violão tocado pela professora Déborah Elias, a voz de Suelen Sophia, assistente de coordenação, se somou à da aluna Maria Flor, do Pré II B, para, juntas, recitarem o Pai Nosso. Se através das frases “O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal”, a gratidão e o clamor por proteção são notados, em seguida, os pequenos pediram atenção no que é plantado hoje para o amanhã de todas as crianças.

“É preciso pensar um pouco nas pessoas que ainda vem. Nas crianças. A gente tem que arrumar um jeito de achar pra eles um lugar melhor para os nossos filhos e pros filhos de nossos filhos. Pense bem”. Assim começa a canção “Paz”, do grupo Roupa Nova, cantada por todos os alunos do Pré II para cada um ali presente. Mas não houve apenas uma apresentação musical; a Libras, Língua Brasileira de Sinais, também foi utilizada. A aluna Ester foi a responsável por fazer os sinais da reflexão inicial, enquanto todos os seus colegas se uniram para interpretar a música, que trouxe ainda o importante recado: “Só o amor muda o que já se fez, e a força da paz junta todos outra vez. Venha, já é hora de acender a chama da vida e fazer a terra inteira feliz”.

A terra inteira engloba também cada pequenino, jovem, adulto, idoso e suas particularidades. Para reforçar a importância da inclusão, os alunos Artur, Brian e Pedro Paulo entraram com um cartaz contendo o recado A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”. Mensagens assim estão nos valores da educação que a Escola La Salle acredita, pautada nos ensinamentos deixados pelo seu fundador, São João Batista de La Salle. “É o nosso desejo como instituição fazer a diferença, dar uma educação de qualidade. Como espaço de ensino, queremos trabalhar a formação dessas crianças, para que elas possam se tornar pessoas do bem”, explicou o diretor Jardelino Menegat durante sua fala.

 

Para dona Glória, avó da Nina, a missão segue exitosa: “Eu só tenho a dizer que a pedagogia da Escola está de parabéns, cumpriu e está cumprindo a sua proposta educacional e eu desejo que a Nina seja tão feliz quanto ela foi nesses três anos de colégio La Salle”. A família da pequena compartilhou a alegria em ver a filha crescer na escola, e as aflições com a partida para uma nova etapa: “O meu sentimento é de medo. Eu não sei o que espera ela lá fora, porque nós temos muita segurança, muita confiança na escola. Ao mesmo tempo, temos esperança que a gente encontre uma tão boa quanto essa”, disse Marcela, mamãe da Nina, com os complementos de seu esposo André, que deseja à filha “um colégio tão bom como este. Nos anos que ela esteve aqui, conseguiu aprender, fazer amizades, ter professoras maravilhosas, a equipe, todo mundo... Só tenho a agradecer”.

Ao longo da formatura, não faltaram também homenagens dos próprios alunos. Davi, Helena e Maria Eduarda foram os responsáveis por homenagear os colaboradores da Escola, representados no palco por Elaine Martins, Flávia Carrete, Fabiano de Paula e Vilma. Já durante a homenagem para os professores, a coordenadora Maviane Lima aproveitou para tornar a comemoração ainda mais acessível e pediu que as palmas fossem em Libras, para que os alunos autistas também pudessem celebrar, sem deixá-los sensíveis aos barulhos. Nicolas e Liz foram os representantes da honraria ao diretor, Ir. Jardelino Menegat, que logo subiu ao palco para agradecer aos pequenos. Mas não acabou naquele momento, o aluno pediu a oportunidade de fala para agradecer a alguém muito especial: “Ô mãe, eu preciso falar um negócio muito sério. Eu te amo”. Pausa nas homenagens para uma corrida bem especial dele até a plateia rumo ao abraço de sua mamãe, que o aguardava emocionada. 

Mas as homenagens logo voltaram através das palavras da Suelen Sophia para Maviane: “Eu não tenho presente para entregar à Mavi, mas ela também precisa ser homenageada. Além de coordenadora, é mãe e não só do Júlio, é mãe da Escola La Salle Rio de Janeiro. Quanto tempo de construção de trabalhos, quantos currículos colocados para ser estagiário, que ela entrevista e averigua. Quanto crescimento dentro dessa escola... Ver seu filho e todas as crianças aqui, quantas já passaram pela sua mão e receberam esse colo e carinho. Então, hoje a homenageada da tarde também precisa ser você!”. De fato, cada colaborador que compõe a Escola La Salle é responsável por torná-la um ambiente de ensino que ultrapassa o nível acadêmico e permeia os princípios pautados no carisma lassalista, como a fraternidade, o respeito, o amor.

“Sinto gratidão, pois aqui não ensina só a ler e escrever, ensina coisas do cotidiano, da vida. Apesar dela ser muito nova, tem situações que nós falamos ‘Caramba, ela é inteligente demais’, porque o colégio trouxe essa base, a deixou mais preparada para a vida”, afirmou Fábio, o padrinho da aluna Lorena, que pôde ainda contar com vários familiares presentes no dia. Ao subir no palco para pegar seu certificado, a pequena teve sua conquista celebrada também por seus avós, Regina e Paulo, sua madrinha Tamires, a tia Patrícia e as primas Fabrícia e Lorrane. A mãe, Alexandra, não conteve o orgulho: “Tenho muito a agradecer a essa escola, todos foram maravilhosos com a minha filha, um ensinamento incrível. Ela ainda vai fazer o primeiro ano e já sabe ler, escrever, vai sair com base e bem instruída, vai se sentir segura”.

Durante a cerimônia, cada aluno do Pré II recebeu seu certificado e um Lassalinho de lembrança. E, por fala do Santo, os pequenos até se questionam sobre o parentesco dele com o diretor. “Muitas vezes quando estou com as crianças, eles me dizem ‘O senhor que é o irmão do Lassalinho?’. Eu sou o Irmão Jardelino sim, talvez parente dele, parente porque sou um seguidor de São João Batista de La Salle”, comentou Menegat. Ao descer do palco, os agora integrantes do 1° ano, receberam também óculos com mensagens como “Formei”, “Sou La Salle”, para tornar mais leve essa despedida e esvair qualquer sentimento de tristeza que pudesse surgir. Afinal, um ciclo foi encerrado, mas as memórias construídas estão eternizadas em cada atividade realizada, fotografia registrada e, principalmente, no coração e na mente de cada familiar e seus pequenos.

“Eu vou sentir muita saudade, tanto pela escola e o estudo que ele tinha aqui, a qualidade do ensino, mas também pelas amizades que ele teve, do vínculo com as professoras, de saber quem é a tia que ele mais gosta...Toda essa sintonia construída por três anos”, disse Ana Santarém, mãe do Théo. Ao que parece, o sentimento de saudade é algo mútuo e prevalece em cada membro da Escola.

Por Maria Eduarda Barros / Revisão: Luiza Gould

Fotos por Adriana Torres

ASCOM Unilasalle-RJ

 

< voltar