19/01/2024

Auto de Natal 2023

No dia 15 de dezembro, o Centro de Convenções do Unilasalle foi palco da cantata de Natal da Escola La Salle. As crianças apresentaram aos seus familiares o verdadeiro sentido da data, através de encenações e interpretações musicais. O presépio foi dramatizado por alguns dos pequenos, que se tornaram anjos, os três reis magos, José e Maria. O menino Jesus foi Gael, filho do colaborador lassalista Max Patrick e de sua esposa, Juliana. Dando início às apresentações, Noite Feliz ecoou no auditório, interpretada por Suelen Sophia, assistente de coordenação. A canção, que fala do nascimento de Jesus na cidade de Belém, foi a trilha sonora para a entrada do presépio vivo. Para Suelen, aquele momento representou como “sempre uma grande alegria. Estar aqui em festa com a Escola La Salle, onde o meu coração é muito grato em trabalhar; colocar o meu dom a serviço é maravilhoso, principalmente numa data tão especial quanto o nosso Auto de Natal, que é como se fosse a festa de encerramento do ano mesmo”.

Se o Natal é a época de acreditar no milagre divino, os pequenos feitos também precisam ser celebrados, como dons a serviço. “E eu demorei muito pra reconhecer esse dom em mim. Mas é justamente saber disso: toda vez que canto, eu transmito essa mensagem junto com a minha voz”, explicou. Há quem diga, inclusive, que a voz da colaboradora se difere daquela escutada pelos alunos e familiares no dia a dia. Segundo Suelen, “é porque realmente eu quero transmitir aquelas palavras que estão sendo ditas, não só cantar”.

Apresentações

“Vai começar, um brilho no ar. Que festa tão linda, você vai gostar”, assim anunciava a música da Aline Barros, interpretada pela Creche III. Espalhados por todo o palco, os pequenos convidavam: “Vem, que está chegando o Natal!”, e coreografavam para seus familiares apreciarem. Já os pequenos do Pré I A, traziam também um pedido na canção escolhida: “Se o Natal é de verdade, quero ver felicidade, pra quem tem ou quem não tem”. Felicidade que estampava os rostos de Ayumi e Edmilson Cândido, pais de Maria Clara Cândido. “Eu estou muito feliz por mais um ano realizado, mais um ano de aprendizado. Eu estou muito grata”, expressou Ayumi. A mãe da pequena Maria compartilhou a alegria em ver o progresso da filha ao longo de dois anos na La Salle: “Eu tive a oportunidade de colocar minha filha aqui nessa escola incrível. Ela entrou no ano passado, com três anos, e esse ano já sabe escrever o nome próprio, já sabe contar de 1 até 20. Toda a equipe, a coordenação, os professores são sempre parceiros com a gente. Então, assim, eu não poderia ter escolhido um lugar melhor para minha filha”.

Uma sensação que o pai da Maria, Edmilson, compartilha: “Eu trabalhei no Unilasalle, então, eu sabia desde o início que a Escola era um lugar excelente para a minha filha começar. Eu sou muito feliz de ter essa oportunidade dela estar crescendo com vocês, aprendendo com vocês. Para mim, isso é muito marcante, sei que a Maria está em boas mãos”. A Família Cândido tem os seus milagres, pelos quais agradecem. Naquele dia, as lembranças das adversidades vieram à mente, mas a gratidão também. “A gravidez dela foi complicada, então, poder ver minha filha bem, viva, com saúde, agradecendo mais um Auto de Natal é maravilhoso”.

Maria Clara e seus pais

“Blém blém blém”, assim soavam os sinos de Belém, cantados pelos alunos do Pré I B. Além de encenarem as badaladas e dos passos ritmados, os pequenos em coro anunciavam: “uma estrela brilhou e, no céu, anjos cantaram: já chegou o salvador”. As últimas apresentações foram das turmas do Pré II. Os pequenos da turma A reforçavam o significado da cantata através da letra escolhida para a apresentação, em estrofes como “e no Natal vou festejar, o nascimento de meu Jesus, o Rei dos reis”, enquanto os pequenos da turma B resumiam os diversos momentos especiais que acontecem em vários lares nesta época: “Muitos amigos pra abraçar. Cheiro de festa pelo ar. Família unida, muitos sonhos pra sonhar. Casa repleta de amor, surpresas lindas, muita cor. Ceia gostosa, é hora de comemorar”. Assim a equipe da Escola La Salle espera que tenha sido o Natal dos alunos e colaboradores. E que o verdadeiro significado desta data, cantada pelos alunos, esteja sempre na mente e nos corações de todos.

Por Maria Eduarda Barros / Revisão: Luiza Gould

Fotos por Adriana Torres