23/10/2023

Leitura para ler o mundo – Mostra Literária 2023

Imagine um lugar com várias bonecas Emília reunidas. Ou então com muitos bichos dentro de um barco gigante, tal qual uma arca. Se a sua imaginação permitir, pense num ambiente florido como um conto de fadas. Diverso, não é mesmo?! Assim foi a Mostra Literária 2023 da Escola La Salle, realizada no dia 6 de outubro. O evento, que reitera a importância da leitura na vida da criança para aflorar a criatividade e aprimorar o aprendizado, reuniu os familiares nas apresentações das turmas. Os pequenos trouxeram reproduções artísticas, por meio de danças, músicas e interpretações, fruto dos projetos literários realizados ao longo das aulas.

Sabugo de milho que virou Visconde, boneca de pano que virou gente... você já deve ter ouvido falar nos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo. Na Mostra Literária, eles tomaram conta do palco através da Creche III. A turma trabalhou as obras de Monteiro Lobato, escritor renomado por suas obras literárias infantis. A trilha sonora teve Lenine e Baby do Brasil e encenação de Emília saindo de uma caixa de costura. As músicas fizeram os pequenos balançarem tal qual a cauda da Cuca, a bruxa mais famosa do país.

IMG_7348

“Primavera vem chegando”, assim anunciava a Canção da Primavera, escolhida pelo Pré I A para celebrar essa estação do ano, a flora brasileira e o autor Ziraldo, segundo prestigiado da tarde. O palco tornou-se um jardim, com os adereços como flores e folhagens que caracterizaram as roupas dos alunos e floriram o espaço. Eles dançaram em roda e houve também performances de estrelinha dos pequenos Yan e Brian. Neste ato surpresa, a plateia não conteve os gritos de euforia.

IMG_7415

Em entrevista, Suelen Sophia, assistente de coordenação, compartilhou as sensações transpassadas ao ver um evento que envolve tantas mãos, durante vários meses, ser encerrado dessa forma lúdica: “Nós vemos e sentimos de perto o empenho dos profissionais da Escola La Salle, sentimos o quanto as crianças gostam de participar. E não se trata de um projeto que está distante delas, em que as professoras pensam e os alunos ficam em segundo plano, mas sim um projeto em que elas estão em primeiro plano, escolhem os livros, participam das histórias... A própria família é incluída nisso. Porque a Mostra Literária nada mais é do que a conclusão de um projeto de incentivo à leitura que começa lá no início do ano”.

As pedagogas enviam toda sexta-feira um livro para os pequenos lerem aos fins de semana com os familiares. Por vezes são até reenviados, para as crianças poderem aproveitar ao máximo as histórias e potencializarem a imaginação, os frutos que a leitura gera. “É bacana ver o envolvimento da família, de quem participa, de quem se dispõe a tirar um tempo do final de semana para fazer a leitura junto com a criança. Nós percebemos alunos que já estão lendo com o incentivo da professora, com os estímulos, uma consequência também desses projetos”, completou Suelen.

Peguem seus remos, que o Pré I B embarcou com todo o auditório para a Arca de Noé, com direito a um pequeno interpretando o próprio personagem bíblico. “Eu vou contar como é que é. Era um barco gigante, coube até um elefante, a girafa e o jacaré...”. Sonoplastia do barulho da chuva? Houve também, e não faltaram os diversos animais, representados pelas máscaras das crianças: coelhos, ovelhas, vacas e patos. A canção simbolizava a fauna brasileira, tema escolhido e baseado nas obras de Ruth Rocha. Vale reiterar que, além das apresentações, os alunos desenvolveram releituras dos livros trabalhados em sala de aula e, ao final do evento, puderam levar suas próprias criações para ler com toda a família.

IMG_7417 IMG_7479

Amor. Aprendizado. Zelo. Identidade. Todas essas e várias outras importantes palavras, sempre cotidianas na Escola, estampavam faixas nos corpos das crianças do Pré II A, que este ano trabalhou o respeito pelas diferenças entre as pessoas, pautados na obra “Diversidade”, de Tatiana Belinky. Diversos também eram os looks dos pequenos: de laços a óculos escuros, e até um Homem-Aranha no palco, todos com seus jeitos de ser e de se vestir, para passar a mensagem principal daquele momento: “Você não é igual a mim, eu não sou igual a você / Mas nada disso importa, pois, a gente se gosta e é assim que deve ser” (“Normal é ser diferente”, Jair Oliveira). Nas apresentações, na sala de aula e, principalmente, na vida.

IMG_7561

“Vocês já pararam para pensar quem cuida dos detalhes tão pequenos na natureza? Como as cores, as flores pela floresta... Sim, é tudo obra das fadas! Bem-vindo ao mundo encantado do Pré II B, onde a magia está nos pequenos detalhes”. Assim foi feito o convite por Raquel Lourenço, para dar início à apresentação final. Cristina Lourenço, mãe da pequena poetisa, sabe as benesses que este projeto literário trouxe para sua filha: “Ela já está sabendo as coisas, consegue ler algumas palavras, escrever”. Pisca-piscas iluminavam as roupas de Peter Pan, de Sininho e o auditório, enquanto os pequenos cantavam versos sobre a amizade e a emoção pela união. Passos coreografados e até uma ciranda encerravam naquele dia a Mostra Literária de 2023. Mas, as lembranças ficam na memória dos familiares e das professoras, além do desejo de que as crianças da Escola La Salle cresçam doces como marmelada de marmelo, alegres como a primavera, respeitosas como as diferenças, fortes na fé como uma Arca de Noé, mas sem deixarem de ver a magia nos pequenos detalhes.

IMG_7564

Foto 1 - Raquel Lourenço recitando a poesia