22/06/2023

Batizado Comunitário 2023

Lorena parecia uma dama de honra em seu vestido branco rodado repleto de flores. Mas, naquele sábado, ela era a protagonista, e de um outro sacramento. “Eu tirei foto, abaixei a cabeça para colocar a água e aí tirei mais foto”, conta a menina ao recordar o que viveu no dia 27 de maio. Entre um clique e outro, Lorena foi uma das 22 crianças batizadas em cerimônia coletiva, organizada pela Escola La Salle com contribuição da Ação Comunitária e Pastoral do Unilasalle-RJ. “Para mim, como mãe, é um momento ímpar”, celebra Alexandra Carvalho. A auxiliar contábil revela que a filha já era batizada em outra religião cristã, mas Alexandra guardava dentro de si o desejo de que Lorena tivesse também a oportunidade de abraçar o catolicismo. “Hoje estou sentindo muito a presença de Deus vivo nas nossas vidas. Este ano é o último dela na escola e fechou com chave de ouro. Lorena vai fazer 7 anos em 2024 e vai poder dar continuidade com a catequese. Agora é seguir a vida em Cristo”, afirma.

Lorena demonstra já seguir os ensinamentos de Jesus ao trazer a oração que Ele ensinou na ponta da língua. “Antes de dormir eu rezo para o bispo”, relata a aluna do Pré II. “Você reza o Pai Nosso para ele, Lorena?”, pergunta a jornalista, e ela completa instantaneamente: “Que estais no céu...”. O pequeno Samuel ainda não sabe rezar, tampouco falar, mas um dia sua mãe explicará a ele o significado desta e de outras vivências. Em dezembro, o menino que nasceu meses antes prematuro, com 1kg640, já estava forte o suficiente para repousar tranquilo em uma manjedoura, representando Jesus. Agora, no fim de maio, um pouco mais crescido, em sabedoria e graça, recebeu o batismo. “Hoje o Samuel se inicia na Igreja Católica. Eu queria que esse momento tivesse acontecido antes, mas precisava ser aqui na Escola, por isso aguardamos até que o Batizado Comunitário fosse marcado”, explica Daniele Araújo, mãe de Samuel e professora da Creche III.

Adriana e Luis Bastos também viveram superações em sua história até o dia de entregar Pedro Lucas nas mãos de Deus e de Maria, por meio do batismo e da Consagração a Nossa Senhora. Filho aguardado por anos e recebido através do encontro vivido na adoção, Pedro hoje torna completa uma família que não perdeu a fé. “Não sei se consigo descrever em poucas palavras o quão importante foi a realização do batismo do nosso filho. Como católicos, cremos que a partir deste sacramento ele foi liberto do pecado e inserido na vida cristã com a benção de Deus, para seguir seus ensinamentos. Foi um dia muito especial em nossas vidas, e o fato de poder ter sido realizado na capela do Unilasalle, para nós, que somos também colaboradores da casa, teve um significado a mais. Foi repleto de emoção, alegria e gratidão”, comemora Adriana.

Confira todas as fotos daquela manhã em nosso Facebook e na galeria abaixo uma prévia desses registros.

Por Luiza Gould
Fotos de Adriana Torres