08/11/2019

Mês literário

Era uma vez... São três palavras simples, mas a potência que carregam não só é percebida como estimulada na Escola La Salle Rio de Janeiro. O incentivo à leitura é constante ao longo do ano e, no último mês, dois projetos representaram a culminância do planejamento pedagógico executado junto das crianças. Por meio do Café Literário, em 9 e 10 de outubro, os alunos ganharam livros novos, assim como a escola. Já na Mostra Literária, dia 31 de outubro, eles embarcaram nas narrativas de Mauricio de Sousa para contar aos seus familiares a história da Turma da Mônica. Cada turminha encarnou um personagem já há muito conhecido por eles, multiplicando a Mônica, o Cebolinha, o Cascão e a Magali no Auditório La Salle.

Foi da plateia que Luana Gonçalves Soares, de 32 anos, viu Noah como o menino que fala “elado” e adora tirar a Mônica do sério. Matriculado na Creche III, o filho que encarnou o Cebolinha na Mostra Literária está há menos de um ano na escola, mas os pais já se dizem “encantados” com o que observam. Muito desse encantamento advém da sementinha plantada para que floresçam leitores. “Minha mãe é professora e mesmo quando o Noah era bebezinho ela o presenteava com muitos livros. Ele rasgava, mas ela dizia que não tinha problema, ele precisava estar ambientado com o livro, estar no meio deles, desde cedo. Vemos que a escola também preza para que a criança faça parte desse universo. Por exemplo, toda a sexta-feira eles trazem um livrinho para ler no fim de semana e devolvem na segunda-feira”, atesta Luana, “Na Mostra Literária foi a família toda, levei minha mãe também e ficamos admirados com o fato deles saberem até sobre o autor. Dava para perceber que eles estudaram o Mauricio de Sousa”.

Acima, Noah (com camisa do Hulk) e abaixo a decoração na entrada do Auditório La Salle que já antecipava o tema da Mostra

Além de mergulharem na literatura nacional – em 2018 a Mostra teve como tema Monteiro Lobato e o Sítio do Picapau Amarelo –, os alunos têm a oportunidade de levar para casa os trabalhos realizados em sala de aula. Uma das atividades é o Livro Coletivo, que torna os leitores futuros escritores. Cada criança inicia uma história, cuja continuação é contada pelos amigos, de forma que toda a turma participa da obra do outro. Os pequenos não só constroem a narrativa como ilustram o material. “O Noah ficou me perguntando em casa que amiguinho tinha feito qual parte do livro. O fato do livro não ser só dele promove essa troca, de forma que nós também podemos conhecer um pouco mais da turma. Fico impressionada com a quantidade de produções, porque já recebemos um livro com as atividades do 1º semestre e agora mais dois”, conta Luana se referindo ao Livro Coletivo e à releitura feita também pelos alunos de obras como “Se as coisas fossem mães”, de Sílvia Orthof.

A imaginação guia o relato dos enredos para as professoras, guia as pequenas mãos riscando o papel na criação dos desenhos, mas também guia a “leitura” dos livros recebidos no Café Literário. Madrinhas como Angelina Accetta, coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Unilasalle-RJ, aproveitam o tempo passado com crianças durante a entrega das obras para não só lê-las, mas igualmente deixar que as crianças as contem. Ela presenteou a afilhada com a obra “O palácio da princesa” (Todolivro) e pôde conhecer a narrativa pelo olhar de Emanuelle da Silva Barbosa, do Pré I A. “Tem um, dois, três, quatro princesas e um cachorrinho. As princesas foram fazer cupcake de chocolate, morango e de morango, chocolate. Aí uma falou para a outra: ‘Amiga, você tá parecendo uma rainha!’. Então, elas foram dormir”, relatava a menina de 5 anos durante a tarde do dia 9 de outubro.

O sorriso da madrinha, que participa de campanhas de apadrinhamento desde o início da escola, demonstrava o orgulho que sentia, depois verbalizado em entrevista a este site: “Manu é muito criativa, você vê como contar história aumenta o imaginário da criança e ele é a fonte do saber. A leitura começa com a imagem, o visual. Então, antes de associar qualquer imagem à palavra é fundamental despertar esse gosto pela cultura visual. Esse momento da contação de história faz a criança vibrar com as palavras cantadas, em movimento”.

A cena vivida naquela quarta-feira só foi possível por conta da ida de Angelina à escola para a entrega do livro. Esse é o “maior presente” que os padrinhos podem dar aos pequenos, na opinião de Maviane Lima, coordenadora da La Salle RJ. “Além de doar um livro quem pode doar um tempo para ficar com essas crianças promove um grande diferencial na vida delas. Eu acredito muito nos nossos projetos literários, por isso só tenho a agradecer por vocês  abraçarem o Café Literário”, dizia ela em meio a muitos “Era uma vez” ecoados pelo refeitório.

Veja abaixo uma foto de cada turma na Mostra Literária. Confira o álbum com todas as fotos aqui.

Veja também 20 fotos do Café Literário 2019 na Galeria do site.

MOSTRA LITERÁRIA

Creche III - Cebolinha