28/08/2019

Festa da Família 2019

Antes mesmo de ser construída, quando ainda era apenas um sonho. Antes das paredes coloridas, dos brinquedos, das salas de aula, das grandes panelas no fogão com a comida do almoço, da ludeca, dos livros. Antes de cada detalhe ser preparado para receber os alunos, a Escola La Salle Rio de Janeiro já tinha um legado a deixar: fazer seus alunos pertencerem a uma família, a segunda, para além daquelas em que eles nasceram. Trata-se da família lassalista, unida em 80 países, repleta da ternura de mãe e da firmeza de pai. Foi como família que pedagogas, colaboradores, coordenação e direção receberam mães, pais, irmãs, irmãos, avós, avôs, tias e tios no dia 17 de agosto. Por mais um ano, a escola realizou a Festa da Família em uma manhã voltada ao estreitamento de laços entre instituição, responsáveis e os protagonistas: as crianças.

E elas se divertiram? “Eu gostei de pintar de tinta e de fazer slime. Eu também fiz biscoito e ficou uma delícia”, conta Gabriela Torres, aluna do Pré II. Gabi faz obras de arte em casa com tinta guache, aprendeu a confeccionar o slime, a massinha da moda produzida à base de cola, com a irmã Giovanna e também com o auxílio dela já colocou a mão na massa para preparar guloseimas. Mas viver tudo isso na escola junto da irmã e da mãe Adriana teve um ar de novidade para a menina de 5 anos.

Para Pedro da Silva Pantoja, do Pré I B, não foi diferente. A empolgação era tanta com a presença dos pais no local onde passa a maior parte do seu dia que rendeu até comentários, como conta a mãe Taiane da Silva Carvalho: “Cheguei na correria, porque trabalharia depois, mas eu e meu marido nos sentimos muito acolhidos. As professoras e a coordenadora Maviane Lima nos receberam com o maior prazer, então realmente nos sentimos queridos. Essa interação é fundamental para as crianças. O Pedro mesmo falou: ‘Olha mamãe, que bom que você está aqui, que você conheceu a minha sala’”.

Além da integração benéfica à formação dos alunos e do sentido de pertencimento deles a vários núcleos de acolhimento, a Festa da Família proporcionou uma série de atividades, como antecipou Gabriela. Adultos e crianças confeccionaram jogos com materiais recicláveis, participaram da oficina de slime, da de biscoitos, pintaram, e registraram sorrisos em família na cabine fotográfica. No que tange ao cuidado com a saúde, o Projeto Social Anjos da Rua trouxe a conscientização sobre o lúpus e a Cruz Vermelha ofereceu seus serviços. Até mesmo o diretor, Irmão Jardelino Menegat, aproveitou a oportunidade para aferir a sua pressão. Ele o diretor executivo, Irmão Fabrício Heinzmann fizeram questão de acompanhar toda a festa. Afinal, a família lassalista tem seus patriarcas ao redor do mundo: 4 mil religiosos leigos que sucedem o fundador São João Batista de La Salle.

Confira fotos na galeria abaixo.

Por Luiza Gould

Fotos de Adriana Torres e Maviane Lima