19/06/2019

Olha o Arraiá aí, sô

O sino soa na Igreja. A sanfona toca. Pés se agitam no chão. Vozes celebram na pescaria. O estalo da máquina fotográfica anuncia mais uma foto. Os sons são velhos conhecidos, mas nem por isso deixam de ser esperados com ansiedade. Nem por isso deixam de ter o caráter único que marca mais um ano. No último sábado, dia 15, a festa junina da Escola La Salle Rio de Janeiro trouxe sonoridades que ultrapassaram a Varanda Cultural. Corredores, salas e ruas a ecoaram: o Arraiá La Salle, que ganhou o nome da Rede em homenagem aos 300 anos de legado do fundador, tinha começado!

Para alegria de Cecilia, do Pré I B, e de sua mãe, Cyntia Fidelis, de 36 anos. “Ela está cantando a musiquinha que vai apresentar a semana toda, ensaiando. Me perguntou diversas vezes: ‘Mamãe meu vestido está pronto?’, ‘Mamãe você já viu o meu vestido?’”, conta Cyntia, “O que acontece no decorrer do ano é importante e tento aproveitar cada momento com a Cecilia, como o projeto literário. Toda a sexta-feira chega um livrinho novo e lemos juntas. Mas eles aguardam muito essa festinha, tem um lugar especial no coração, com rainha, rei, casamento, dança. Já para nós, é quando estamos reunidos com as outras mães e pais, é um momento de confraternização com os professores”, conta Cyntia.

Detalhe por detalhe é pensado com antecedência para que o tão aguardado Arraiá seja bonito que só, sô. E o que não falta são ideias para criá-la utilizando o mínimo de recursos e evitando o desperdício, como explica Maviane Lima: “Sempre tentamos fazer com que a nossa festa junina seja sustentável. Então, toda a decoração é feita pelas próprias crianças com cartolinas, jornais e revistas que não foram utilizados em sala. As lanternas são de garrafas pet. Noventa por cento das bandeirinhas foram confeccionadas pelos alunos, com o auxílio das professoras, seguindo esta mesma lógica”.

Se a participação das crianças se mostrou crucial para muitos tons colorirem a festa, ela igualmente foi estimulada para a escolha do repertório musical, caso do Pré II. A turma elegeu "Jenifer" (Gabriel Diniz), "O Sol" (Vitor Kley), e a música oficial do Ano Jubilar Lassalista para dividir espaço com o tradicional ritmo da quadrilha. No refrão de "Um coração, um compromisso, uma vida", ainda teve surpresa. As alunas Alice Barros e Elloá Barbosa assumiram o centro da grande roda para apresentar a bandeira da Escola La Salle Rio de Janeiro. “É o primeiro ano que temos uma bandeira só nossa. Erguê-la significou muito”, lembra Maviane.

Num gesto simbólico, a coordenadora envolveu sobre si a bandeira, após o momento protagonizado pelas alunas e, com lágrimas nos olhos, acompanhou o restante da apresentação. A emoção, no entanto, já tomava conta da Varanda Cultural antes da dança. Como de costume, os aluninhos que se despedem da escola viraram atores e atrizes para encenar o casamento na roça. A noiva Laura Cristina Malheiros era só sorrisos a caminho do altar, junto do pai João Miguel Siqueira. Mas faltava o noivo, para o padre Jamil Augusto Janke selar a união. A mãe Maria Eloiza de Souza logo entrou em desespero, mas o delegado Miguel Silva se colocou a postos para tomar providências. E, por fim, Miguel Estevão apareceu para dar o “sim” e beijar sua donzela na testa.

União para acolher

Se tem casamento, tem que ter muita comida boa! O cardápio tipicamente junino foi preparado pelas cozinheiras da escola e pela secretária Elane Martins. Na churrasqueira, o diretor executivo, Irmão Fabricio Heinzmann, comandava a venda dos salsichões, junto do professor de Educação Física, Almir Sales, e do colaborador David Rodrigues. As pedagogas, por sua vez, se dividiam entre as brincadeiras para garantir a diversão das crianças. Lado a lado, os integrantes da escola se desdobravam em prol de um único objetivo, o mesmo que fez o Unilasalle-RJ sediar o Arraiá, nas palavras do reitor do centro universitário e diretor da escola, Irmão Jardelino Menegat: “Receber os alunos da Escola La Salle dentro da universidade significa reforçar aquilo que é tipicamente nosso: o acolhimento”.

Reis e rainhas

CRECHE III: Noah Moreno e Aryel Rosa

PRÉ I A: Guilherme Seabra e Maria Julia Moura

PRÉ I B: Carlos Eduardo Oliveira e Alice Volpi