05/02/2019

O ano da década da Escola La Salle RJ

Nos tijolos, no concreto que os une, no reboco da parede, nos móveis, nos livros e brinquedos, nos materiais utilizados em sala de aula, na professora, na coordenação, na colaboradora de Serviços Gerais, na cozinheira... Em cada mínimo detalhe e em cada colaborador da Escola La Salle Rio de Janeiro está o sonho que completa 10 anos. Em 2019 a escola celebra uma década da oferta de ensino gratuito a 100 alunos em idade pré-escolar, com a qualidade lassalista e em tempo integral. E para iniciar este calendário letivo para lá de especial nada melhor do que recordar as origens.

Na última sexta-feira, dia 1º de fevereiro, as professoras foram recebidas com dinâmica. Na reunião pedagógica, elas manusearam símbolos que remetiam a São João Batista de La Salle e ao seu legado que, também em 2019, completa 300 anos. Assim, elas refletiram sobre temas como o coração universal, a solidariedade, a fé e o compromisso. Após o café da manhã, foi a vez de acompanhar o descerramento de placa comemorativa, na entrada da escola. “Em 13 de janeiro, tivemos o Dia da Província, em Porto Alegre, em que os Irmãos renovam votos, outros comemoram jubileu e se dá a abertura do ano. Foi entregue uma placa para nós pelas mãos do Irmão Ignácio e, assim, prestaram homenagem à nossa escola naquele momento”, explicou o diretor, Irmão Fabrício Heinzmann. Os dizeres, que agora dão boas-vindas a alunos, pais e visitantes, recordam os “10 anos de dedicação e compromisso com a Educação Humana e Cristã”.

Fundador do então Centro Educativo e de Promoção La Salle (CEPLAS), o Irmão Ignácio Lúcio Weschenfelder, citado por Heinzmann em sua fala, prestou em Niterói recente reverência à La Salle RJ. Durante a outorga de seu título de Doutor Honoris Causa, pelo Unilasalle-RJ, o Irmão recordou com carinho “a missão social junto aos pequenos”. “Neste ambiente, tão desejável da presença de crianças carentes e de suas famílias na proximidade e aconchego do ensino superior, os pequenos já não necessitam olhar de baixo para cima, nem os grandes, os acadêmicos, precisam olhar de cima para baixo, mas ambos dialogam na horizontalidade onde se encontram mentes cultas com mentes ávidas de aprender”, sintetizou ele no dia 6 de dezembro.

É olhando para o passado com este respeito, que o Irmão Jardelino Menegat busca inspiração para o hoje e para o amanhã. Membro do corpo diretivo da escola, além de reitor do Unilasalle-RJ, Menegat participou do evento na sexta-feira, aconselhando a “vivermos o passado com gratidão, o presente com dedicação e o futuro com esperança”. Assim, a história se constrói e a “criança pode entrar na adolescência”, na metáfora do Irmão Fabrício Heinzmann. Para descerrar a placa, foram convidadas a funcionária mais antiga da escola, a secretária Elane Martins, e a mais nova integrante: a estagiária Flávia de Souza. O 1º de fevereiro ainda contou com a apresentação às professoras das novas turmas que vão assumir e a presença ilustra de mais um mascote da escola: o Lassalinho.

A manhã seguinte, apesar de ser sábado, também foi de trabalho. Atendendo à Lei Lucas, que estabelece a prestação de primeiros socorros a crianças em berçários, creches e escolas, professoras e colaboradores aprenderam técnicas para salvar vidas, entre elas a massagem cardíaca. Já na segunda-feira, 4 de fevereiro, foi a vez de receber os protagonistas. E os corredores deixaram de ser silenciosos (para a alegria de todos). Confira nas fotos:

Professoras da Creche III: Da esqueda para a direita, Andréa, Ana Paula, Gislaine e Isabela

Professoras Pré I A: Da esquerda para a direita, Bianca, Fernanda, Vanessa, Adriana e Flávia

Professoras Pré I B: Da esquerda para a direita, Luana, Maria Eucy, Rose e Enayle

Professoras Pré II: Ana Caroline, Fernada, Shirley e Daniele