18/12/2018

Natal de vida

Dentro da manjedoura, o menino é a própria luz. É ele a esperança que pulsa no mesmo compasso do coração em seu peito. E na paz daquele abrigo tão simples, mãozinhas e pezinhos ora se agitam, ora se acalmam. A vida nasce e em toda a sua pureza se mostra ao mundo. Tem por nome Miguel, o arcanjo guerreiro de Deus, mas, naquela tarde, ele recebeu o primeiro e mais importante papel da sua vida: ser o menino Jesus. Com 2 anos e meio, o irmão da aluna Maria Clara Rangel, do Pré II, foi trazido nos braços do diretor executivo da Escola La Salle RJ, Irmão Fabricio Heinzmann, para compor o presépio vivo no palco do Auditório La Salle. Diante de Maria, José, os reis magos, os anjos do céu e o menino fonte de luz, o silêncio tomou conta do auditório. Ali estava o significado da festa que se aproxima.

“O Natal não é só o momento da ceia com nossos amigos e familiares, não é só enfeitar nossas casas com luzes coloridas, com a árvore. Nada disso é errado, mas não podemos esquecer que o verdadeiro sentido é o nascimento do Salvador”, anunciava a coordenadora Maviane de Lima na abertura do Auto de Natal 2018. Júlia Albuquerque, de 5 anos, se despedirá em breve da escola, mas antes da partida, foi uma das três aluninhas a anunciar a vinda Dele. No teatrinho, Júlia lembrava às amigas Laura Cristina Rigo e Ana Clara Christofori exatamente o que Maviane havia antecipado.

Após representar o que Maria, José e Jesus viveram no estábulo em Belém, as crianças celebraram com muita alegria a chegada do menino. Os tradicionais shows de cada turma tiveram início com a Creche III A, ao som de “Natal das crianças”. Se os pequenos da Creche III B, por sua vez, começaram a coreografia fingindo estarem dormindo, logo a animação veio à tona nos primeiros versos de “Vem chegando o Natal”. O Pré I se apresentou com o clássico “Sino de Belém”, enquanto o Pré II encantou com “Amém”, música para cuja interpretação começaram ajoelhados no chão, como se estivessem em prece. Cada coreografia foi treinada com afinco pelas professoras e por Maviane ao longo das semanas anteriores.

A dedicação foi ressaltada por Heinzmann durante sua fala aos pais e familiares presentes no Auto de Natal. Gratidão à equipe da Escola La Salle RJ, mas também aos parceiros. O diretor fez questão de ressaltar a parceria do Colégio La Salle Abel e do Unilasalle-RJ na campanha de apadrinhamento, que permitiu a cada aluno levar para casa kit com roupa, sapato e brinquedo. “Essa semana veio o Papai Noel na escola, chegaram os presentes. É uma história que começa com São Nicolau, santo e bispo, que ajudava as crianças, partilhando o amor de Deus para com o próximo. Esse é o Natal”, sintetizou o diretor se referindo, em seguida, aos apoiadores do Abel: “Vocês foram os ajudantes do Papai Noel e gostaríamos de chamá-los aqui à frente, para que todos possam conhecê-los”.

Natal de generosidade

Ao todo, o Colégio La Salle Abel conseguiu 140 padrinhos, pais de alunos da Educação Infantil, inaugurada este ano na instituição. Os responsáveis se uniram em duplas, apadrinhando no total 70 crianças. Em cerimônia de encerramento do ano letivo, Maviane e o Irmão Fabricio Heinzmann foram até o colégio agradecer, citando especialmente a coordenadora da Educação Infantil, Andréa Miguel e a orientadora educacional Maria Lucia Rangel, que entrou em contato com os responsáveis e organizou os kits.

Os presentes foram entregues no dia 11 de dezembro, quando o Papai Noel Ney veio a caráter para conversar e tirar foto com os aluninhos, um por um. Não faltaram perguntas inusitadas como “Papai Noel, essa barba é de verdade?”. Já outros não queriam parar de abraçar e beijar o bom velhinho. Os carinhos foram retribuídos, mas Papai Noel também deixou conselhos, especialmente aos que foram mais levados ao longo do ano. Lorenzo Rangel, de 5 anos, pinta o sete na turma do Pré I, mas ouviu com paciência o que falava o senhor de cabelos e barbas brancas, roupa vermelha, um grande cinto e botas, reluzentes botas: “Eu nunca tinha visto o Papai Noel, mas achei ele legal. Minha mãe já tinha me contado na minha casa que ele entrega os presentes para quem se comporta”. Após uma conversa em que Papai Noel lembrou a importância de ser um bom menino, Lorenzo recebeu um grande saco, com muitas surpresas dentro. “Ele me deu um helicóptero do Exército que eu botei bateria e veio um ganchinho que eu pendurei uma coisa com círculo em cima. Tinha um botão preto, eu apertei e ficou rodando. Ganhei também vários livros”.

Na mágica que é o Natal, cabe a felicidade dos encontros, mas também o ensinamento. Cabe a expectativa por uma chegada que se repete e se renova a cada ano, como também cabe a realização, aquela do dia 25 de dezembro, pela qual toda a espera vale à pena. Ao som do sino, no movimento de uma estrela e, principalmente, na luz que sai da manjedoura está essa tal magia. E nos olhares dos pequenos lassalistas está a chave para compreendê-la.

Acesse aqui a galeria de fotos do Auto de Natal.

Acesse aqui a galeria de fotos do Papai Noel com a Creche III A.

Acesse aqui a galeria de fotos do Papai Noel com a Creche III B.

Acesse aqui a galeria de fotos do Papai Noel com o Pré I.

Acesse aqui a galeria de fotos do Papai Noel com o Pré II.

Por Luiza Gould

Fotos de Camila Reis (Auto de Natal), Luiza Gould (Papai Noel com as crianças) e School Pictures (agradecimento aos pais no Colégio La Salle Abel)

Ascom Unilasalle-RJ