27/12/2017

Terceiro período se despede da La Salle RJ

Enquanto todos cantavam a plenos pulmões “Trem-bala”, Sândala Silva chorava. O motivo ela já tinha revelado ainda nos ensaios: “Acho essa música tão triste, me lembra que estamos indo embora”. No dia seguinte, era vez de o mesmo sentimento tomar conta de Larissa Lopes. Baixinho, ela perguntou à madrinha que a apadrinhou em campanhas da La Salle RJ: “Tia, você vai mudar de escola comigo também?”. A resposta é dada com cuidado, mas aperto no coração: “Não, meu amor, eu trabalho aqui, não posso mudar de escola. Mas você pode vir me visitar sempre que quiser”. “Vou ficar com saudades...”, diz a vozinha ao ouvido. A despedida depois de três anos é sempre difícil, apesar da sensação de dever cumprido ser grande, como afirmou a coordenadora Karla Bustamante nos dois dias de formatura das turmas de 3º período, 19 e 20 de dezembro.

“Nossos pequenos completam hoje o ciclo mais importante da vida delas, porque a Educação Infantil é a base, a partir da qual a criança forma sua personalidade, adquire valores. Com certeza, isso foi construído na Escola La Salle Rio de Janeiro”, afirmava Karla na abertura da cerimônia do 3ºB. Tanta em uma quanto em outra turma, a coordenadora recebeu surpresas. Primeiro em forma de música. Na terça-feira, “Valeu Amigo” (Mc Pikeno & Menor) levou a homenageada às lágrimas em trechos como “Me protegeu e me tirou de todo o perigo / E quando eu precisei você chorou comigo / Valeu por você existir, é bom te ter aqui / Eu rezo e peço pra Deus cuidar / A sua vida abençoar / Vou correr por você até o fim”. Já no dia seguinte, foi a vez de as professoras, emocionadas, leram palavras de carinho à amiga de trabalho, a mesma a ganhar presente das mãos das crianças.

Como os pequenos se comportaram bem este ano, também eles saíram com lembranças, após nova visita do bom velhinho, trazendo presentes, frutos de doação. Além do Papai Noel virar de carne e osso, também Camila se transformou. Após o seu aniversário, em outubro, a boneca fez sua nova aparição como menina de verdade, desta vez em teatro, com a participação das crianças. Elas interpretaram “Salada de Letras”, o livro de Rosângela Maria de Moro que ajuda as professoras a ensinar o alfabeto aos alunos. Protagonizada pela Camila, a história segue o dia a dia da menina de 6 anos que comia apenas bala, bombom e chiclete e aprende a importância da alimentação saudável.

Fazendo coro ao discurso da coordenadora, o diretor executivo Fabrício Heinzmann realizou um balanço da formação das crianças, que chegaram à escola com apenas 3 anos, em 2015: “Durante esses anos foram plantadas várias sementinhas lassalistas, do amor, do respeito, da fraternidade, da fé, da vontade de aprender. É bom para nós enquanto instituição por tudo o que vocês vivenciaram. Desejamos que essas sementes continuem em terra boa, crescendo, para se tornarem árvores enormes a fazer sombra e ajudar as outras pessoas. Que vocês possam ser alunos exemplares e as estrelas lassalistas que vão brilhar na sociedade”.

Em ritmo de Nego, Anitta e Wesley

Xô tristeza, pareciam dizer as crianças quando eram os adultos que expressavam a falta que elas vão fazer ali ou que a La Salle RJ deixará. As meninas colocaram em prática todo o rebolado transmitido pela professora de jazz Renata Reis ao longo de 2017. Sapatilhas a postos, hits dançantes, disciplina e muito amor marcaram as aulas a cada semana e o resultado foi apresentado aos pais e familiares na formatura. As meninas vestiram saia de chita e colocaram flor no cabelo, enquanto os meninos usaram bonés, no arrasta pé em par. Ao som de “Você partiu meu coração” (Nego do Borel, com participações de Anitta e Wesley Safadão) elas pareciam fazer doce, enquanto eles, de marrentos, passavam a apaixonados.

A dança animou, mas também os votos do diretor, Irmão Jardelino Menegat, ao declarar sua expectativa de que as crianças retornem “como universitárias”, se referindo ao fato de a formatura ocorrer no Auditório La Salle, portanto, no Unilasalle-RJ. “A nossa casa, seja a Escola La Salle seja a universidade, está de portas abertas, mas é preciso ter o esforço também, de vocês serem bons alunos e boas alunas, assim como estão sendo na nossa instituição”, declarou. No fim, portanto, o que parecia ser uma despedida foi substituído por um até breve. Afinal, em 2030, já crescidos, aqueles que iniciaram sua trajetória aqui podem estar de volta.

Por Luiza Gould

Fotos de Beatriz Siqueira