18/07/2016

Aproveitando da polpa à casca

Ao olhar na panela, o espanto: “O seu feijão parece uma bomba de tanta coisa que tem dentro”. Depois de pronto, sem mais os talos e cascas usados no preparo, a vontade de repetir mais de uma vez. Os meninos de Elane Martins, auxiliar administrativa da Escola La Salle Rio de Janeiro, desde cedo já experimentavam as ideias da mãe para reaproveitar partes dos alimentos que antes iam para o lixo. A filosofia chegou também ao local de trabalho. Elane arregaçou as mangas e intensificou, em janeiro, a economia doméstica, agora palavra de ordem na nossa cozinha. Junto das profissionais Susi Campos (cozinheira principal) e Cherla Costa Silva (auxiliar), ela forma o trio criativo do fogão.

“Começamos a pensar mais no desperdício diante do pedido do Irmão Jardelino Menegat, diretor da escola, para tentar reduzir gastos sem abrir mão da qualidade na hora das refeições. Acabamos ganhando também em outros aspectos”, conta Elane, “Fazemos uma farofa de talos de couve, casca de cenoura e de abobrinha que as crianças comem que é uma beleza. Ela fica colorida e elas adoram. O legume e a verdura separadas muitas vezes não são aceitos”.

Nada fica de fora do menu de delícias. A polpa do tomate, com as sementes, além da casca, é congelada, para depois, em grande quantidade, virar o molho do macarrão à bolonhesa. O pão adormecido, quando não é torrada, dá origem à farinha de rosca, que saiu da lista de compras há alguns meses. A casca de batata depois de bem higienizada, temperada e frita, se mostrou uma boa opção de salgadinho. Já o caroço da abóbora, importante aliada no combate à anemia, vai para o forno, o pilão e depois entra na massa dos bolos.

E por falar em confeitaria, duas receitas carro-chefe agora são certas no lanche. “Pesquisando e testando, chegamos ao bolo de banana que só leva a casca da fruta. O sabor da banana fica mais intenso do que se a tivéssemos usado. Passamos a aproveitar também a casca da melancia. Temos feito doce e compota. As cascas carregam muito mais nutrientes. Temos a chance de colaborar com a boa alimentação deles, o que muitos só têm acesso aqui”, diz Elane, se referindo aos pequenos.

Os pais aprovaram, garante a assistente administrativa: “As famílias querem saber como repetir em casa”. A repórter também recomenda. Como não poderia deixar de ser, o bate-papo termina na cozinha, com direito a brinde de suco de casca de abacaxi com hortelã. Servidos?