15/09/2014

Agro no II CONEA / Joinvile - SC

Durante os dia 12, 13 e 14 de setembro, alunos, funcionários e professores participaram de atividades na cidade de Joinvile, do “II CONEA” (Congresso Nacional de Ensino Agrícola), “V CETASC” (congresso Estadual dos Técnicos Agrícola de Santa Catarina) e o “X ENEASC” (Encontro Estadual de ensino Agrícola de Santa Catarina).Organizado pela unidade de ensino agrícola da Cidade de Araquarí – SC, com o Tema “educação Profissional, trabalho e Sustentabilidade”, o Encontro teve início na noite do dia 12 com a solenidade da abertura do evento e uma palestra com o tema “Panorama da educação profissional do Brasil”.No dia 13, sábado, as atividades tiveram início as 8:30 com a palestra “Conselho Profissional próprio e lei do estágio”. Para encerar a manhã uma mesa redonda com o tema “O uso de Agrotóxico na produção de alimentos” tema que teve um grau de debate, discussão e polêmica muito bom, o que gerou discursos acalorados, mostrando que o tema tem ainda muito a ser debatido.Após o almoço, seguiu-se a programação com três minicursos, sendo que um deles teve a brilhante colaboração do Professor Gerson Batistella, professor de nossa instituição de ensino, com a palestra “desafios no mundo do trabalho”. Na mesma tarde teve lugar a apresentação, através de banners e explicação oral, de projetos desenvolvidos em nossa unidade de Ensino. A apresentação foi feita por alunos do terceiro ano, aos participantes do evento, apresentando o objetivo, método e resultados de oito (8) projetos baseados na produção animal, produção vegetal e comercialização. Um dos momentos marcantes do evento ocorreu na noite do dia 13, quando, após a janta, os alunos subiram ao palco para colaborar com o momento musical e mostrarem seus dotes musicais. Providos de gaita e violão, os alunos Renan João Marafon Berria e João Marcos Ottoni Camilo, puxaram o corro com auxilio de todos os alunos de nossa instituição que participaram do evento. Com musicas tradicionalistas e populares cativaram o público que subiram ao palco para participar da festa e contagiante alegria. O evento teve seu término na manhã do dia 14 com a palestra “Relações humanas no mundo do trabalho” e plenária de enceramento. Com a sensação de dever cumprido e a certeza de uma encontro frutífero, empreendeu-se viagem de volta, cansados, mas certos de que ‘Valeu a pena”.

Terceirão La Salle Agro no momento musical do II CONEA