08/12/2023

Agro é propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose

A Escola Agrícola La Salle recebeu há poucos dias o certificado da Cidasc de “Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose”, duas doenças que acometem bovinos. O processo de certificação havia iniciado em fevereiro deste ano.

“A certificação de propriedade livres de brucelose e tuberculose atesta que o nosso rebanho está sadio, ajudando a preservar também a saúde de quem trata os animais e de quem consome produtos os produtos La Salle Agro”, explica o diretor, Ir. Aníbal Thiele.

Para alcançar esse status, a propriedade da Escola Agrícola La Salle passou – em um intervalo de seis meses – por dois exames consecutivos negativos para brucelose (fêmeas e machos a partir de 8 meses) e tuberculose (todos os bovídeos do rebanho com idade a partir de 42 dias).

Além dos exames frequentes, a fazenda possui todos os animais registrados na Cidasc. A certificação precisa ser renovada anualmente, com a aplicação de novos exames.

As vantagens

A brucelose e a tuberculose são zoonoses e podem afetar tanto animais quanto humanos. O consumo do leite cru (não fervido, nem pasteurizado) de animal contaminado é uma das formas de transmissão de ambas as doenças e por isso a certificação de propriedades é uma segurança a mais quanto à qualidade dos lácteos, além de todos os controles realizados no transporte e na recepção da matéria prima nos laticínios.

A Escola Agrícola La Salle, além de oferecer estudo técnico para mais de 150 estudantes, também comercializa produtos derivados de animais. São ofertados para a comunidade de Xanxerê e região produtos como leite pasteurizado, iogurte, queijos, doce de leite, além de uma série de panificados que utilizam lácteos na composição.

Os produtos do La Salle Agro podem ser adquiridos diretamente na propriedade da Escola Agrícola, em alguns supermercados de Xanxerê, na Feira da Agricultura Familiar que funciona nas quartas e sábados, e nas sextas feiras internamente para familiares e colaboradores do Colégio La Salle Xanxerê