Assim como em anos anteriores, os professores que compõem o corpo docente da Faculdade La Salle, e as Coordenações Acadêmicas e Administrativas, participam durante a última semana de janeiro, das atividades formativas da Jornada Pedagógica 2019/01.

Realizada tradicionalmente, no início de cada semestre letivo, a Jornada Pedagógica, tem o intuito de trazer à tona, discussões sobre diversos temas atuais e importantes para a prática educacional no Ensino Superior., promovendo assim a melhoria da qualidade dos serviços ofertados pela Faculdade La Salle.

Para o Diretor Geral da IES, Prof. Dr. Irmão Marcos Antonio Corbellini, momentos como este são importantes pois buscamos ofertar sempre ensino de qualidade. “A qualidade de ensino para pela qualidade dos professores, pois isso, precisamos alimentar isso, ampliar os conhecimentos dos nossos docentes para que eles repassem isso aos nossos acadêmicos”.

Neste semestre, o tema de abertura foi La Salle 300 anos, Ano Jubilar Lassalista, no Tricentenário da morte do Fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, São João Batista de La Salle (1719-2019), que teve início em 17 de novembro de 2018, dia da dedicação do Santuário de São João Batista de La Salle, na Casa Geral, em Roma.

A Instituição, que possui inspiração nos valores católicos, aproveitou o encontro para apresentar o tema da Campanha da Fraternidade 2019 que traz como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). O Diretor Acadêmico da Faculdade La Salle, Prof. Fenando Cezar Orlandi e o Irmão Alessandro Mendes foram os responsáveis por este momento de reflexão.

Nas duas noites seguintes, foi o momento de falar sobre tecnologia e inovação. O Coordenador do projeto Inova La Salle e Coordenador do Grupo de Projetos em Soluções para o Agronegócio e Tecnologia da Informação, Prof. Vitor Righi apresentou aos presentes um pouco do ecossistema de inovação, que deverá ser implementado no corrente ano.

Utilizando a metodologia de Design Thinking, Vitor propôs aos professores e aos coordenadores acadêmicos e administrativos, uma atividade para fossem criados planos de ações para cada curso, com o objetivo de haver uma interação com o ecossistema de inovação.

Encerrando a semana, os docentes e coordenadores de cursos participaram dos colegiados de cada área de atuação, para elaboração dos planos ensino e metodologias de trabalho dos respectivos cursos.

O Diretor Administrativo da Faculdade La Salle, Prof. Paulo Renato Foletto, reforça a importância da formação continuada. “Nós sabemos da importância da formação continuada na vida de nossos professores e acadêmicos, por isso, somos os maiores incentivadores de momentos como este, pois a Jornada Pedagógica, é uma etapa da formação continuada. Além disso, é o momento de lembrarmos da nossa missão, valores e princípios lassalista”.