15/07/2019

Campanha de Arrecadação de Latinhas

No dia 28 de junho, durante as Olimpíadas La Salle 2019, foi realizada a Campanha de Arrecadação de Latinhas, onde cada equipe poderia trazer latinhas de alumínio vazias para que agregassem na pontuação final. A iniciativa em si busca, principalmente, levantar fundos para contribuir com a reconstrução do Colégio La Salle Beira, localizado em Moçambique, África. Paralelamente, buscou conscientizar os alunos do colégio, por meio de um ato de solidariedade, sobre a atual realidade de boa parte da população da cidade de Beira, que sofre até os dias de hoje em função da passagem do ciclone Idai. Todo o material arrecadado de latas de alumínio será vendido e o valor recolhido será direcionado, em sua totalidade, para o colégio afetado.

O Colégio Diocesano La Salle São Carlos agradece imensamente a participação em massa das famílias, por incentivarem seus filhos a participar desta causa. O montante arrecadado por meio das latinhas e encaminhado a Moçambique foi de R$ 5.929,22.

Muito mais que desenvolver o espírito de solidariedade e ajuda ao próximo, essa ajuda está cruzando o oceano, atingindo prontamente quem mais precisa.

Sobre o Colégio La Salle Beira

A Província La Salle Brasil-Chile é formada por três países: Brasil, Chile e Moçambique. Na Cidade da Beira, capital da Província de Sofala e segunda maior cidade moçambicana, no centro do país, somos responsáveis por três obras lassalistas: o Colégio La Salle Beira, a Escola João XXIII e o Centro Educativo e Assistencial La Salle (CEALS).

Na última quinta-feira, 14 de março, o ciclone tropical Idai atingiu devastadoramente a Cidade da Beira, destruindo tudo em sua passagem: estradas, escolas, igrejas, casas, lojas e hospitais. Após sua passagem, as ruas ficaram interrompidas com árvores e postes caídos, impossibilitando o transporte. Não se sabe quando retornará a energia elétrica, os mantimentos estão mais caros, e a ajuda humanitária demorou para chegar.

A comunicação com os moradores da região é difícil, mas aos poucos está sendo retomada. Nesta quinta-feira, 19 de março, o Irmão Sebastião Lopes Pereira, em nome dos Irmãos Lassalistas que estão em Moçambique, conseguiu entrar em contato com o Irmão Provincial. Ele ressaltou que os Irmãos e os Formandos estão todos bem e trabalhando no que podem para ajustar espaços e auxiliar os mais necessitados.

Houve muitas mortes, sobretudo em algumas regiões do interior e em toda a Cidade da Beira, e ainda não é possível saber se existe algum óbito entre nossos alunos e familiares. Além disso, é preocupante o fato de o hospital principal da cidade ter anunciado que não pode mais receber ninguém, pois os surtos de doenças estão começando a aparecer.

Nossas três obras sofreram muitos estragos, e terão que passar por muitas reformas e reparos. Assim, as aulas continuam suspensas, sem previsão de retorno.